Tempo — A palavra da temporada

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Published in
4 min readFeb 21, 2018

Meta, Macro, Tempo, o que significa a palavra premiada da temporada de League of Legends?

A cada nova temporada o League of Legends cresce em complexidade, seja em sua mecânica interna de jogo, ou mesmo em como analisar o meta e entender melhor a jogatina que se consolida como um esporte de performance.

Em temporadas anteriores palavras da moda surgiram, jargões do meio e, com elas, conceitos que foram sendo compreendidos pelo público, muitas vezes de forma imprecisa sem que o termo fosse devidamente explicado.

Já tivemos a época do meta, do macro, do jogo de visão, entre outros. Embora seja divertido fazer meme com a falta de compreensão real desses termos, eles tem uma importância para o entendimento geral do jogo, especialmente quando se estuda o mesmo em busca de melhores resultados.

Nessa primeira temporada de 2018 a palavra da vez parece ser o Tempo, uma palavra que é usada em inglês dessa mesma forma, se diferenciando da palavra “time” pois embora tenha seu significado atrelado à duração relativa das coisas (o conceito da palavra tempo em si), quando aplicada a League of Legends, ela assume uma nuance um pouco diferente.

Para facilitar o entendimento, quando a palavra for grafada com letra maiúscula, estamos falando do conceito relativo ao jogo e não à contagem de segundos e minutos, ok?

Dito isso, vamos ao conceito em si, ele originalmente vem dos Carding Games onde temos um significado onde os passos dados dentro de uma partida, podem ser acelerados, basicamente passando mais rápido por fases que acontecem de uma forma natural.

Em League of Legends podemos traçar um paralelo com as fases, sendo elas a de rota, a fase de meio de jogo e o famoso “late game”, que seriam os momentos finais da partida, o que faria de um time que consegue avançar rápido de uma para outra, tenha uma vantagem, mas o conceito de Tempo aqui assume uma forma em paralelo a essas fases.

Ouro de Pirata

A quantidade de ouro conquistada por cada campeão tende a ser similar, com uma quantidade limitada do mesmo sendo disponibilizada a cada onda de tropas que sai da base. Um bom farm consegue extrair o máximo de cada onda e, assim, se estabelece um Tempo padrão.

Esse ouro por sua vez é revertido na compra de itens, fazendo com que o poder dos campeões vá aumentando, logo, vemos que existe uma conexão entre o ouro e o Tempo, afinal, você não verá uma “Força da Trindade”, um item de tier lendário, chegando tão rapidamente às mãos de um jogador.

Ou será que não?

Qualquer um que acompanhe os jogos já deve ter visto Gangplank com sua build utilizando a runa da Cleptomancia e o item Escudo Relicário, que fazem sinergia com sua habilidade Q, o “Negociarrr” que concede ouro extra ao abater unidades.

Com essa combinação a quantidade de ouro que entra em jogo para esse campeão aumenta consideravelmente, dessa forma ele tem acesso a itens melhores antes do que teria se estivesse com uma combinação diferente.

Isso é a aceleração do Tempo acontecendo.

Para entender isso, pense da seguinte forma, dois campeões que façam um farm ideal terão a mesma quantidade de ouro, no entanto um Gangplank terá conquistado mais pela sua configurações de itens e runas.

Essa build é um exemplo claro de como acelerar o Tempo do campeão em relação não apenas ao seu oponente, mas em relação ao time inimigo inteiro. Em campeões com impacto global, isso se amplia ainda mais (como é o caso do pirata).

Chacina de Dragões

Outro exemplo muito claro de como o Tempo pode ser acelerado é quando um time consegue configurar o mapa através de sentinelas e da pressão adequada conquistando um Dragão logo no começo do jogo.

Fazer um Dragão cedo, mais facilmente entendível com o Infernal ou da Montanha, causa um impacto imenso em Tempo, pois ele dará um buff adicional de dano para o time inteiro a partir do momento que for feito, sem que isso custe ouro para comprar um item.

Se você considerar que esse buff é cumulativo e não consome nenhum espaço de item, ele se torna cada vez mais eficaz conforme o jogo se entenda, um Dragão Infernal feito aos seis minutos terá dado dano extra pela extensão inteira da partida, causando grande impacto em trocas, enquanto um Dragão da Montanha poderá acelerar que objetivos sejam feitos.

Cada um desses fatores faz com que o Tempo seja acelerado, jogando o time em um espaço à frente do seu oponente, colhendo assim benefícios que podem fazer com que um time obtenha mais poder

Atrasar o Tempo

Existem outros exemplos de mudanças em Tempo, mas no geral é esse o conceito a ser compreendido, o Tempo é um ritmo normal de andamento do jogo, qualquer coisa que acelere ou atrase isso, está mexendo diretamente com o Tempo, dessa forma, a aquisição de itens e o balanço de poder é influenciada.

No entanto atrasar o Tempo em League of Legends é algo mais complicado, especialmente por existir um ritmo constante de aquisição de ouro e a mecânica de negação não ser tão impactante, dessa forma o jogo consegue evitar até certo ponto mecânicas punitivas que possam tornar um jogo unilateral.

Com isso você agora já deve ter uma noção geral do que é o tão falado Tempo, embora hoje mesmo um dos exemplos venha a sumir em seu potencial com os nerfs programados para o Gangplank para o patch 8.4, o conceito não deixará de existir.

--

--

Gabriel Gastaldo
Arddhu
Editor for

.(R)egular guy in (P)resent time.(C)lose this world open the n(EXT).