Interestellar, uma analise para além da científica.

Uma reflexão sob a existência.

Alex Kossak
Nexus: AOF
11 min readFeb 20, 2016

--

Interestellar é um longa metragem de 2014 do diretor Christopher Nolan. O filme se inicia apresentando um planeta terra devastado por pragas, tempestades de poeira, que acabaram com plantações diversas , um ambiente onde não há mais guerras e exércitos pois a sociedade regredira a um sistema agricultor de sobrevivência. (Vale ressaltar que alguns do momentos ocorre um posicionamento de câmera e uma linguagem de depoimento/documentário com o intuito de em um futuro ao tempo apresentado no início do filme pessoas narram acontecimentos que ocorriam como tempestades de poeira ).

O fazendeiro agricultor Cooper (ATOR), é um engenheiro que trabalhara na Nasa e vive da agricultura. Pai de dois filhos, Tom e Murph, Cooper vive com eles e seu genro Donald, em sua fazenda. O enredo inicia na relação do pai com sua filha na a ocorrência de um fato estranho no quarto da menina, que se pensava ser sobrenatural, um fantasma por ela, porém chegaram a conclusão que era algum tipo de mensagem em código morse. Este código fornece coordenadas que são seguidas até chegaram a uma estação similar a algo militar contudo era uma estão “secreta” da NASA .

Secreta pois em um a sociedade em decadência planetária, com escassez de alimentos não era permitido gastos com operações espaciais. Foram apresentados a um projeto, a partir da conclusão de que a terra em poucas décadas estaria inabitável, que visara colonizar outro planeta em uma galáxia muito distante através de um aparecimento de um possível buraco de minhoca(buraco negro) em nossa galáxia próximo a Saturno. Assim Cooper , é chamado pelo professor Brand a participar de uma missão espacial que tem o objetivo de colonizar possíveis planetas habitáveis em galáxias distantes. Cooper aceita ir na missão a filha Murph concorda e eles tem um desavença, fazendo com eles não tenham um despedida entre pai e filha. Inicia a viagem e o enredo troca seu foco para a missão em si.

Percebemos como um enredo se origina através de um possível futuro onde a humanidade seria devastada, em que o espectador é colocado nessa realidade através de fatos cotidianos entre uma família, contou a pequena presença de artifícios como linguagem documental , fatos reais científicos a cerca do universo como buracos de minhocas, buracos negros velocidade da luz, relação tempo espaço entre outros assuntos clássicos de filmes deste gênero realizados neste século XXI.

O lançamento é realizado e a viagem dá seguimento até suposto buraco de minhoca. Durante o percurso ocorre um aparecimentos de alguns detalhes da missão e das relações entre a tripulação, suas relações com a terra através de vídeo. É interessante apontar que dois dos membros da tripulação são Robôs nomeados Case e outo TARS, que te inteligência e tecnologia avançadas. Além de inúmeras funções para suporte técnico nas missões planetárias o robô conta com um senso de humor e tem dialógos com Cooper, e o mesmo um estranhamento a ele por ser um robô. Há por parte da tripulação e da equipe da NASA sob quem teria colocado esse buraco perto de saturno o planeta terra. Afinal quem seriam? Alienígenas ? Seres de outra dimensão ? O enredo levanta esse ponto. O filme conta com efeito especiais digitais de alta qualidade digital, e ao trabalhar esse consciente cientifico da nossa atualidade sobre o que e como seria um buraco negro ou de minhoca no universo, é valido mostrar a imagem abaixo, da nave atravessando essa brecha em nossa galáxia, um portal para outro ponto no universo.

Ao atravessar o buraco a nave perde comunicação com a terra. Chegando nesse ponto do universo a tripulação começa a obter informações dos arredores, captam algo dos planetas próximos e da primeira missão que já houvera ido anos antes , porém a terra havia perdido comunicação com a nave. São apresentados os planetas que a missão anterior deveria ter visitado. O primeiro planeta é o planeta aonde o Dr Miller havia pousado na missão anterior nomeada Lazarus.

É interessante apontar que por estar muito perto do buraco negro Gargantua , uma hora nesse planeta equivalem a 7 anos terrestres e gravidade é de 133% a eu conhecemos. Ao chegarem no planeta completamente coberto por água, próximo ao sinal da nave anterior, percebem que ao invés de montanhas ao horizonte , uma onda gigantesca se aproxima deles, correm para pegar os dados presentes na outra nave e perdem o tripulante Doyle. Conseguem escapar. Há sempre a presença da discussão científica de outras dimensões, como seres da quinta dimensão e sobre relatividade, como tempo é relativo, como ele pode ser esticado alongado ou comprimido, porém ressalta-se a impossibilidade de voltar ao passado.

Ao voltar para a nave em órbita Cooper e Amalia, o tripulante Romilly presente mostra que passaram exatos 23 anos, 8 meses e 3 dias. Ao voltarem Cooper olha as mensagens recebidas da terra por estarem próximos ao buraco negro e vê a de seu filho que decide não enviar mais mensagens por não obter repostas, e de Murph sua filha que esta com a idade de Cooper quando saiu da terra. Nesse momento o filme volta a ter o ponto de vista do planeta terra e com Murph já adulta trabalhando em formulas para entender o acontecido. Ao voltar para a nave a tripulação percebe que gastou muito combustível para ir nos outros dos planetas em que estão o tripulantes da viagem anterior Dr Mann e Dr Edmunds. Amelia filha do professor Brand, demonstra afeto pelo Dr edmunds e fala o segundo texto para justificar a ida para o planeta onde ele estaria, porém a tripulação decide ir ao planeta de Mann.

Cooper — Ela é apaixonada por Wolf Edmunds.

Romilly — Isso é verdade?

Amelia — Sim. E isso me faz querer seguir o meu coração. Passamos tempo demais tentando compreender isso na teoria.

Cooper — Você é uma cientista, Brand.

Amelia — Então me escute. O amor não é algo que inventamos. É perceptível, poderoso. Precisa significar algo.

Cooper — Amor tem significado, tem utilidade social, no laços sociais, criação dos filhos…

Amelia — Amamos pessoas que já morreram. Qual é a utilidade social disso?

Cooper — Nenhuma.

Amelia — Talvez signifique algo mais, que ainda não podemos compreender. Talvez seja alguma evidência… ou artefato de dimensão superior que não notamos conscientemente. Estou atraída por alguémdo outro lado do universo que não vejo há uma década, que deve estar morto. O amor é a única coisa capaz de transcender as dimensões do tempo e do espaço. Talvez devêssemos confiar nisso, ainda que não compreendamos.

Há um corte e o filme volta a terra e Murph esta no hospital com o professor Brand que esta morrendo e o mesmo conta que a missão é uma mentira onde não há salvação da humanidade , somente a colonização de outro planeta . O professor falece e Murph faz um gravação para ser envida a nave e diz a Amelia sobre a morte do pai e sobre a farsa d missão , que na verdade abandonaram o planeta terra. O filme volta a missão.

Ao descerem no planeta no Doutor Mann, encontram-se em um lugar de muito frio e gelo. Encontram a nave do Dr Mann e o acordam do Hipersono. O mesmo acorda e fala do mundo em que estão ser frio e inóspito. 67 horas de dia frio e 67 horas de noite congelante. Nesse momento Amelia recebe através de TARS a mensagem de Murph , dizendo sobre a morte de seu pai e sobre a missão. Murph diz que Cooper a deixou no planeta para morrer. Cooper de fato começa a entender o objetivo da missão que o professor Brand tinha. Novamente filme volta a terra com Murph questionando sobre a missão chega a conclusão que a resposta esta na estante de seu antigo quarto na fazenda. Ao voltar para o planeta do Dr Mann, cooper e man saem em expedição , nesse momento há um diálogo entre Mann e Cooper, onde Dr.Mann explicita que o planeta não é adequado e tenta matar Cooper pois quer a nave para poder retornar a terra e terminar a missão. Os dois entram em embate corporal nesse momento. Em conjunto com esse conflito o filme alterna momentos no planeta de Mann com momentos no planeta terra onde Murph tem uma desavença com seu irmão.

Dai pra frente o filme fica nessa dualidade entre as diferentes realidade , onde alterna Dr Mann falando enquanto Cooper está quase morrendo e sua filha na terra pensando em seu pai. É interessante como essa conexão entre pai e filha está engendrada no enredo do filme afim de ser o fio condutor da história. É curioso como as tensões ocorrem simultaneamente. Nesse momento Murph coloca fogo na plantação do irmão na terra pra ter cesso ao seu antigo quarto e Romilly morre ao sofrer um explosão armada por Dr Mann. Ele rouba a Nave e tenta acoplar na estação em orbita. Ao tentar acoplamento e abrir a escotilha é arremessado par fora destruindo a nave em que chegara . Cooper e Amalia acoplam a Nave endurance com o auxilio de TARS. Ao entrar na endurance percebem as avarias e decidem tentar chegar ao planeta do planeta do Dr Edmunds através de um estilingue gravitacional pelo buraco negro só que esta manobra custará 51 anos. Nessa manobra a nave menor juntamente com TARS é desacoplada indo em direção ao buraco negro. Cooper também se desacopla pois não teriam condições dos dois seguirem viajem, deixando Amelia seguir na missão sozinha. Ele também vai em direção ao buraco negro.

Ao entrar no Buraco a nave sofre com as condições e Cooper ejeta-se da nave. Nesse momento ele cai em um novo lugar. Esse é uma outra dimensão que se encontra como se fosse atrás da estante de livros do quarto de Murph . Porém não somente de uma estante mas atrás de inúmeras estantes de diversas realidades.

Como se cada realidade apresentada fosse algum momento diferente no quarto de Murph. Ao ver Murph criança através da estante ele tenta comunicação. Novamente nesse ponto o filme mostra a realidade dele e de Murph adulta. Essa dualidade é o elo de ligação do enredo do filme , é Cooper se comunicando com Murph e ele mesmo no passado na terra antes de sair na missão. Murph chega a conclusão que era o pai o dito fantasma que se comunicava com ela quando criança. De repente TARS se comunica com Cooper e diz estar numa quinta dimensão onde seres criaram um espaço em terceira para ajudar Cooper em sua missão.

Cooper — Funcionou?

TARS — Eu acho que sim.

Cooper — Como você sabe?

TARS — Porque os seres do bulk

estão fechando o hipercubo.

Cooper — Achei que tinha entendido,TARS.Eles não são seres,eles são nós.O que fiz pela Murph,estão fazendo por mim.Por todos nós.

TARS — Humanos não poderiam ter construído isto.

Cooper — Não, ainda não. Mas um dia. Não eu e você. Outras pessoas. Uma civilização que terá evoluído além das 4 dimensões que conhecemos.

Assim ele comunica tudo que pode ajudar. Ele é o elo entre essas dimensões. Ele é quem acha a fenda no tempo espaço para se comunicar e se comunica através do relógio dados quânticos do buraco negro para Murph adulta decifra-los e poder salvar a humanidade. Ao terminar su missão essa dimensão é desfeita e Cooper volta ao para próximo a saturno e é encontrado por uma nave.

Ao acordar está em uma cama com um médico dizendo que ele teria 124 anos., ele estava na estação espacial Cooper. Leva esse nome devido a sua filha, pelo importante “descoberta” centifica. Neste momento Cooper tem contato com TARS que estava avariado e ele o liga . Dessa vez a relação com o robô é diferente , mais afetuosa. Enfim o encontro acontece entre Murph já idosa em um acama de hospital e Cooper. Momento emocionante. Murph diz para Cooper seguir seu caminho para Amelia. Cooper pega uma nave e vai em direção a Amalia para o terceiro planeta que faltavam encontrar, planeta onde a humanidade tinha um futuro. Um nova casa , uma nova realidade.

Para os interessados no filme, aqui abaixo segue uma time-line interessante da história.

Concluindo

O enredo do filme se desenvolve a partir da relação pai e filha. E essa relação é aonde está a resposta das indagações dos filmes. A ligação e o forte sentimento entre os dois que promoveu a resolução dos problemas apresentados no filme. Talvez a incerteza de um futuro prospero para a humanidade nos faça refletir que não importa o tempo em que vivemos e a tecnologias que usamos, mas sim de qual maneira vivemos aqui na terra. Como construímos inúmeras relações interpessoais e como elas se dão. Como nos relacionamos o próximo. O mundo é o que nós construímos. Você daria sua vida pela humanidade? Você morreria por alguém? Se sacrificaria por alguém? Se a vida da raça humana estivesse em suas mãos você seria egoísta ao ponto que Dr Mann foi?

Talvez a ficção cientifica não seja o lugar de respostas para anseios das ciências e da sociedade como um todo. Talvez não percebamos mas este lugar e esta resposta esteja mais próxima do que pensamos. Se a humanidade, se cada indivíduo olhasse para dentro e entendesse que nós somos os arquitetos de nossas realidades, que nossa vida foi feita para ter contato com o outro , que nos existimos a partir do outro, que somos seres sociáveis, talvez conseguíssemos aceitar o outro e a nós mesmos e construir relações melhores entres os seres vivos de nossa planeta. E a única resposta que possamos chegar é que para uma real evolução do ser humano enquanto raça é não existirá tecnologia que substituirá o único e existente caminho, o caminho do amor em seu sentido mais amplo.

Bibliografia:

· Wegner. Phillip E. “Utopia.” A Companion to Science Fiction. Ed. David Seed. Blackwell, 2005. Pg 79–93.

Sites acessados em 26–01–2106:

http://www.megacurioso.com.br/cinema/52398-entenda-alguns-conceitos-astrofisicos-de-interestelar.htm

http://muse.jhu.edu/login?auth=0&type=summary&url=/journals/ieee_annals_of_the_history_of_computing/v037/37.2.choi.html

http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/interestelar/

http://popupchinese.com/interstellar.html

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/11/1548517-veja-verdades-e-mitos-cientificos-no-filme-interestelar.shtml

http://wwws.br.warnerbros.com/interstellar/

http://www.focusinsights.org/blog/post/interstellar-black-holes-and-borrowed-capital

http://www.theatlantic.com/entertainment/archive/2014/11/interstellar-isnt-about-religion-and-also-it-is-totally-about-religion/382636/

--

--