A cabeça de uma gremista

Karyne Gheller
Arquibancada OCA
Published in
4 min readMay 14, 2018
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

“Falta só meia hora”, minha cabeça pensa. Logo em seguida, “faltam só quinze minutos”. E cá estou eu tentando trabalhar no bar da faculdade, esperando ansiosamente o jogo do Grêmio começar. Ah, Grêmio! Tu me tira a cabeça do lugar. Eu preciso montar um seminário quase inteiro, eu tenho prova, eu preciso fazer mil coisas… mas tu Grêmio tem um efeito absurdo na minha cabeça. Consegui fazer poucas coisas que precisava hoje, eu só queria saber do jogo. E agora, que só faltam quinze minutos, exatos quinze minutos, minha mente não sabe pensar em nada que não seja tu, meu Grêmio.

Aparece a Arena na TV. Minhas mãos vão em direção ao coração. Não sei lidar com um estádio tão lindo como esse. Não sei explicar direito o que sinto ao ver esse mar azul, preto e branco. É como se essa imagem, essa camisa, essa torcida, esse time acalentassem meu coração, mesmo a mais de mil quilômetros de distância.

Sai a escalação do meu tricolor. Sem alterações pelo que pude ver, baseando-me na escalação prevista que olhei em alguma das milhões de matérias sobre o jogo de hoje que li. Enquanto me dou ao luxo de escrever, na TV passam imagens da Arena, jornalistas falando. Nada disso me interessa. Só quero saber do meu manto tricolor em campo e arrebentando tudo!

Hoje falamos do jogo de volta da Copa do Brasil, Grêmio x Goiás. Meu tricolor vem com uma vantagem de 2x0 no jogo de ida. E aqui, agora, nesta quarta-feira fria em que tento trabalhar e ver o Grêmio ao mesmo tempo, vou me dispor a escrever durante o jogo. Proposto o desafio!

Escalações oficiais divulgadas. O time do Grêmio me parece bom. Árbitros mineiros para esta partida. Ser a única gremista no bar é de praxe, uma dor corriqueira. Tal dor pode virar inquietação a medida que o tempo passa e o jogo não começa. Um litro de cerveja sozinha é pouco, já me conheço.

EIS QUE COMEÇA O JOGO! 4 minutos do primeiro tempo, o ataque gremista já dá um susto na defesa do Goiás. Técnico deles já está bem nervoso, aparentemente. Entre toques pra lá e pra cá, Alisson abre o placar pro tricolor gaúcho! 1x0 pro Grêmio! O jogo tá pegado. Passaram os 36 do primeiro tempo já. Acabamos de ter um lance que só não foi gol por sorte extrema do Goiás. Acaba o primeiro tempo. A cerveja? Já foi quase toda. O Grêmio tá jogando com os reservas, mas mesmo assim tá jogando até que bem. Dá pra identificar características de jogo do Renato nos reservas, estamos bem. Terminamos no 1x0 mesmo. E como digo a cada intervalo de jogo: “Que bom que teve intervalo! Agora é a hora do Renato dar bronca nos jogadores pra eles fazerem um jogo melhor”.

Início do segundo tempo. Jogo continua na mesma pegada. Aos seis minutos, gol deles. Golaço. Que merda! Odeio admitir que o gol de algum adversário foi bom. Mas esse foi. Mesmo assim, a vaga para as quartas de final da Copa ainda é do Grêmio e assim continuará sendo! Talvez minha percepção possa estar alterada, mas penso que o time do se sentiu um pouco afetado por esse gol. Talvez seja por causa dos reservas, não sei ao certo. Alisson tenta repetir a jogada do gol do primeiro tempo e quase deu certo! Tiro de meta agora. Cobrado e deu em nada. Jogada perigosa deles. Voltaram bem mais ousados depois do intervalo, dando passes e fazendo jogadas que não estavam fazendo no primeiro tempo. Tá faltando time pra botar a bola nos pés do Alisson com condição de ele chutar a gol. Sai Maicosuel pra entrar Pepê, que só jogou em cinco partidas na temporada, sendo quatro pelo Gauchão: o que tu tá fazendo Renato? Teve troca no Goiás também. Sai o Lima e entra o Thaciano no Grêmio. DÁ-LHE GRÊMIOOOOOOO!!!!! THACIANO FAZ UM GOL COM PASSE DO ALISSON, AOS 30 DO SEGUNDO TEMPO!!

Quarto jogo do Thaciano com a camisa do Grêmio, jogador que veio do Boa Esporte-ES. Só dois times ganharam do tricolor na Arena em 2018: o Cruzeiro-RS e o Caxias, ambos pelo Campeonato Gaúcho. Vico, 21 anos e atacante, vai entrar logo menos. Ele chega com a camisa 15 no lugar de Thonny Anderson que estudou comigo na escola! ALISSON FAZ O TERCEIRO GOL DO GRÊMIO E SELA A CLASSIFICAÇÃO DO TRICOLOR GAÚCHO PRAS QUARTAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL!!! No agregado, Grêmio 5x1!!! Término de jogo, Grêmio classificado!

As únicas coisas que posso pensar depois desse jogo são: eu já sabia que tu ia ganhar, meu Grêmio! Puta time incrível, que fase vive meu tricolor. E acho que escrever durante o jogo foi uma experiência muito boa, gostei muito. Do durante e do depois.

DÁ-LHE GRÊMIO!

--

--