Torcida do Flamengo protesta contra ingressos caros. DELMIRO JUNIOR/RAW IMAGE

Futebol para todxs

Gabriel
Arquibancada Antifa
2 min readJul 19, 2018

--

Acreditar no futebol como uma engrenagem sociopolítica talvez seja umas das maiores enrascada a se envolver, crer que rico, pobre, negro, branco, homem e mulher podem sim ocupar o mesmo espaço, seja ele na arquibancada ou nos gramados, parece ser uma grande utopia.

Herança racista

O futebol por si só aqui no Brasil não foi e não é um mar de rosas, antes os autocratas munidos de poderes aquisitivos, e mais, ex-donos de escravos tiveram de engolir a ideia de que, quem antes era sua propriedade agora divide a arquibancada com sua família; Melhor, teria de torcer para um jogador descendente de escravo, claro, não foi do dia para a noite num simples estralar de dedos que passou a ter aceitação da parte racista e rica dentro do futebol, como hoje também não há a tal aceitação. Olhar para o campeonato nacional e ver os presidentes, cartoleiros e até mesmo técnicos de futebol, assim como olhar para as arquibancadas e ver que sua grande maioria não representam a grande parcela étnica brasileira, além da ausência do sexo feminino nas arquibancadas é de se engajar na luta e espaço dentro e fora das quatro linhas.

Facistas de cadeira cativa

Quem enaltece a homofobia, racismo e machismo é a boa parcela com um bom poder aquisitivo, possivelmente carregam consigo o mesmo sobrenome das famílias ricas dos anos 20 do Brasil. O dinheiro lhes deu boa moradia, transporte, segurança e uma boa cadeira no estádio do seu clube do coração, mas jamais e em momento algum foi capaz de proporcionar conhecimento, jamais foi capaz de dar entendimento e percepção de que no seu clube do coração a estrela do time tem a mesma cor do artilheiro do time rival que sofre injúrias raciais.

O futebol é nosso

O futebol é feito por quem berra das gerais sem poder algum de alteração no placar, é de quem tira aqueles suados 20 reais para ver seu time no domingo sabendo que esse dinheiro lhe fará falta na segunda, o futebol é do povo que compra a camisa do clube no camelô pois a oficial beira os 200 reais, o futebol é nosso! O futebol é do povo, o futebol é para todxs!

--

--