Artista Xadalu palestra na ComDesign

Semana de Integração dos cursos de Comunicação, Fotografia e Design da Ulbra teve início nesta segunda-feira (06).

Por Diandra Tavares, Guilbert Trendt e Jean Monteiro

Retratar a cultura indígena para a sociedade. Esse é o trabalho feito por Dione Martins, criador do Xadalu, street art com adesivos, que começou em Porto Alegre e se espalhou por diversas cidades do mundo. O artista foi convidado para abrir a Semana de Integraçao ComDesign na noite desta segunda-feira (06) no Campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil.

Nascido em Alegrete e criado na Zona Sul de Porto Alegre, Dione começou sua trajetória profissional como gari e pedreiro até conhecer a serigrafia e com isso descobrir a arte. Hoje, tem ateliê no centro da capital, parcerias com artistas de rua internacionais e já expôs no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande Sul. Também foi vencedor do Mundial de Arte Contemporânea em São Paulo. As conexões de Martins com outros artistas de rua foram tema do documentário Sticker Connection produzido pela Zappelin Filmes.


Na palestra, Xadalu, como é conhecido, falou sobre a importância de seu trabalho não apenas de forma artística, mas também para dar visibilidade às causas indígenas. Em um de seus projetos, por exemplo, criou cartazes e placas com a expressão “área indígena” para chamar a atenção para a invisibilidade desta população no centro de Porto Alegre. Segundo Martins, “o impacto visual causado pelos cartazes e adesivos tem a capacidade de atrair a atenção das pessoas.”

Foto: Jean Monteiro/Jornalismo ULBRA

No trabalho de Xadalu, arte e intervenção social não são elementos dissociados, pois além das manifestações artísticas, o artista mantém uma atuação social junto às comunidades Guaranis do Rio Grande do Sul. O livro “Xadalu- Movimento Urbano”, lançado em abril deste ano, possui, inclusive, uma versão na língua Guarani, além das versões em português e inglês. A obra conta a trajetória do artista e apresenta suas principais criações, podendo ser acessada gratuitamente através do link: http://bit.ly/2yBZR04.

É possível acompanhar os trabalhos de Dione Martins por meio das redes sociais. No Facebook, @xadalumovimentourbano e no Instagram @xadalubrasil.

A Semana de Integração dos cursos de Comunicaçao, Fotografia e Design segue ate a próxima sexta-feira e conta com mais de 50 oficinas e palestras ministradas por profissionais convidados e alunos egressos. Ainda há vagas disponíveis para algumas oficinas e as inscrições podem ser feitas nas coordenações dos cursos. Para acessar a programação completa acesse: https://www.facebook.com/events/125045541502582/.

Fotos: Guilherme Pereira/Fotografia ULBRA
Foto: Guilherme Pereira/Fotografia ULBRA
Fotos: Jean Monteiro/Jornalismo ULBRA