Diversas atividades marcam Dia da Responsabilidade Social em Canoas

Lucas de Souza Costa, Rafaela Hermes e Bruno Silva

Curso de Pedagogia presente no Dia da Responsabilidade Social. Foto: Francine Tobin

O sábado foi movimentado no Colégio Ulbra São João, no bairro Mathias Velho, em Canoas. As diversas atividades oferecidas pela Ulbra no Dia da Responsabilidade Social tiveram início às 9h e seguiram até as 15h. A abertura contou com a fala do secretário municipal de Educação de Canoas, José Jesus D’Ávila, que destacou a importância do evento em trazer a comunidade para dentro do ambiente escolar, suprindo suas carências e dando a oportunidade de usufruírem os serviços oferecidos.

Confira a cobertura completa do evento

Dentre as 33 oficinas, a comunidade teve à disposição: corte de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas promovidos pelo Instituto Embelleze; limpeza de pele e maquiagem, ofertados pelo projeto de extensão “Estética e bem-estar”; orientação para uma correta higiene bocal, feita pelo curso de Odontologia; o “Balcão do Consumidor”, projeto de extensão do curso de Direito, entre outros.

Tratamentos estéticos foram disponibilizados pelos cursos da Ulbra. Foto: Antonio Sobral

Houve também uma exposição de parte do museu da Ulbra, exaltando a riqueza das espécies encontradas no Estado. Oficinas de jogos, teatro e leituras para crianças foram ofertadas pelos projetos “Farmácia, Educação e Saúde”, “Ulbra em Cena” e “Fome de Ler”. O “Cine Diversidade”, projeto do curso de Jornalismo, esteve presente para a exibição de documentários produzidos pelos alunos do curso.

Acervo do museu da Ulbra chamou a atenção dos visitantes. Foto: Antonio Sobral

Já o Trilha das Profissões da Fulbra teve como objetivo orientar as pessoas em relação às carreiras, principalmente aconselhar sobre qual profissão seguir. Bárbara Alves, quem estava auxiliando com a Trilha, conta que o público tem gostado bastante do teste e, na maioria das vezes, fecha a personalidade com as profissões.

Outro projeto presente foi o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência (NAVIVI), que existe há 15 anos e fica na clínica Escola, na Ulbra, além de realizar atendimentos em locais credenciados:

“Trabalhamos sempre em cima de violências, procurando ajudar adolescentes violentados em várias questões”, destacou Franciele Justin, ajudante do projeto.

NAVIVI auxilia vítimas de violência. Foto: Bruno Silva

A Escola de Fisioterapia esteve no Colégio São João com o projeto de Reabilitação Cardiorrespiratória. Desenvolvida há três anos, a iniciativa atende pacientes com doenças cardíacas e com propensão para um processo de educação em saúde cardiovascular. Os pacientes são examinados e recebem orientações, além de uma cartilha com informações benéficas a saúde. O projeto é integrado aindapelas áreas de Medicina, Biomedicina, Educação Física e Psicologia.

As atividades do Dia da Responsabilidade Social ocorreram até as 15h deste sábado.

Like what you read? Give JORNALISMO ULBRA a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.