O valor do pequeno produtor

Karoline Milbradt
Arquivo 11
Published in
2 min readNov 23, 2018

Por Karoline Milbradt, Maria de Fátima Nunes, Mariana Santos e Thierre Cósta

Eduardo Beck, de Cachoeira do Sul / RS, participa da Feira Ecológica da Redenção há 4 meses. O apicultor conta que para o mel ser considerado orgânico é necessário que ele seja produzido em um raio de 3km longe de agrotóxico, o que torna, nos dias de hoje, uma produção complicada. A certificação do mel com selo de qualidade orgânica, que o diferencia dos demais, é fornecida pela Ecovida de Agroecologia. Vale destacar que o mel brasileiro é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo em função da ausência de agrotóxicos e nitrofuranos (traços de antibióticos).

Crédito: Thierra Cósta

Sobre o valor do produto orgânico ter um custo mais alto que os demais, o apicultor explica que o preço aumenta porque é mais difícil de produzir e tem um custo maior para o produtos. “Os produtores que utilizam agrotóxicos não precisam ter todo o cuidado que nós temos. Já vi casos que abelhas morreram de tanto agrotóxico que o produtor utilizou ”. Em relação ao consumo desse produtos mais saudáveis é que traz benefícios para a saúde.

A Associação dos Filhos da Natureza está presente na Feira da Redenção há 18 anos. Nesta associação participaram dez famílias do Vale do Caí / RS (Pareci Novo, Montenegro, Maratá, Brochier e Harmonia), que fazem a produção de citros como laranja, bergamota e morango.

Crédito: Thierre Cósta

Lucas Boys, produtor de Pareci Novo, comenta que o aumento do consumo de produtos orgânicos se dá porque o consumidor está optando por produtos mais fresquinhos e que sabem que tem qualidade comprando direto do produtos. “Hoje em dia o perfil do consumidor também mudou, antes o público que frequentava a feita da Redenção era mais velho e de classe média alta. Atualmente é um público mais diversificado, em sua maioria jovens”, comenta o produtor.

--

--