Um sopro de cultura no coração da capital gaúcha: conheça a história da Casa de Cultura Mario Quintana

Juliana Corrêa
Arquivo 11
Published in
2 min readNov 30, 2018

Texto: Juliana Corrêa e Guilherme Estulano

Foto: Juliana Corrêa

Localizado na famosa Rua da Praia e projetado pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn no início do século XX, o Hotel Majestic foi um dos mais importantes hotéis de Porto Alegre. Depois de seu auge, o prédio foi transformado em Casa de Cultura Mario Quintana, em homenagem ao poeta e é o maior centro cultural da cidade.

O projeto do Hotel Majestic era ousado para sua época. A edificação que se divide em duas interligadas por passarelas por cima de uma rua era inédita na região Sul do Brasil. Com vista para o Guaíba, a construção foi uma marco para o desenvolvimento de Porto Alegre.

Durante as décadas 30 e 40, o hotel teve hóspedes ilustres. Entre eles, o então presidente Getúlio Vargas. Foi só no final dos anos 60 que grande poeta, Mario Quintana, fixou residência no estabelecimento e permaneceu lá até 1980. Dois anos depois, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul comprou o prédio e após declarado Patrimônio Histórico a população artística de Porto Alegre se mobilizou e a partir de então, foi criado o projeto para transformá-lo em centro cultural.

Em setembro de 1990, a Casa de Cultura Mario Quintana foi oficialmente aberta e atualmente, seu espaço é voltado ao teatro, a música, ao cinema, dança, oficinas e todo tipo de evento ligado a cultura. O atual diretor da Casa é Jessé Oliveira, diretor teatral formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faz questão de garantir a representatividade nos eventos realizados pela Casa de Cultura.

Como a maioria dos prédios públicos, também sofre depredações “Muita parte do dinheiro que o Governo do Estado repassa pra gente, que poderia ser usado com mais reformas, acaba sendo utilizado para a restauração das pinturas das paredes externas e dos banheiros”, conta Roberta Amaral, assessora da imprensa da Casa de Cultura.

A Casa de Cultura Mario Quintana é mantida pelo Estado do Rio Grande do Sul, com ajuda da Lei Rouanet e patrocínio do banco Banrisul. Os espetáculos oferecidos são abertos ao público, que pode acessar a programação dos eventos no site (http://www.aaccmq.com.br) ou nas redes sociais.

--

--