A Consagração de Granit Xhaka

Fernando Cavalcante
Aug 8, 2017 · 4 min read

Neste ultimo domingo (06), o Arsenal foi a campo para enfim dar o pontapé inicial para a temporada 2017–18. E o duelo que os Gunners tiveram pela frente não foi nada fácil, pois se tratou nada mais nada menos que o atual campeão da Premier League, Chelsea, em jogo válido pela Community Shield.

A partida muito disputada como todo “Derby Londrino”, teve um jogador que mereceu o seu destaque, trata-se de Granit Xhaka, o suíço foi o jogador fundamental da vitória do Arsenal que garantiu o seu terceiro titulo da copa.

O MOTM (Man Of The Match) Granit Xhaka após a sua grande partida foi notado pela mídia nacional e por todos aqueles que duvidaram de seu futebol quando chegou ao Arsenal. No entanto, o desaparecimento das dúvidas sobre Xhaka não começou neste fim de semana, pois o suíço impressiona já há algum tempo.

O mais justo a se dizer é que Granit Xhaka não conseguiu agradar como se esperava em seu primeiro ano de Premier League. Assinado em torno dos £ 35 milhões no verão de 2016, esperava-se que o suíço controlasse o meio -campo do Arsenal como uma presença física que há tempos não víamos, para ser mais exato desde os dias de Gilberto Silva e Patrick Vieira.

No entanto, enquanto sua distribuição e estatura impressionavam, seu exagero na força para roubar as bolas ou parar os ataques adversários, comprometeram alguns desafios do Arsenal na temporada, sendo punido com cartões e até mesmo suspensões. Isso por que Xhaka sofria, com sua tomada de decisão lenta e também por sua imobilidade, que era incapaz de cobrir o terreno defensivo dos Gunners. Levando o Arsenal a uma exposição enorme contra seus adversários.

Na verdade, Granit não tinha um papel definido para atuar no 4–2–3–1 ou no 4–1–4–1 que Arsène Wenger utilizava, somente depois de aprender mais sobre o jogador que ele tinha nas mãos, o Boss encontrou o melhor de seu jogador.

Quando o sistema 3–4–3 foi implementado para fechar a temporada, Arsène Wenger imediatamente emparelhou Xhaka ao lado de Aaron Ramsey. Tudo indicou que era a parceria ideal, pois Xhaka tinha um corredor a sua frente, enquanto Ramsey tinha um papel de mais orquestrador.

Jogando desta forma, o suíço ficou mais a vontade para ditar o ritmo de jogo vindo do fundo, isso por que um espaço extra ficou oferecido, e a sua falta de agilidade e equilíbrio não ficaram mais expostas, porém Xhaka não conseguiu apenas isso, pois conforme o passar do tempo passou a trocar passes mais a frente e a trabalhar no setor ofensivo ao lado de Ramsey, Mesut Özil e Alexis Sanchez, demonstrando uma técnica impressionante.

Dados de Xhaka na Comunidade Shield (Divulgação: Twitter)

Quando a partida começou contra o Chelsea, ele estava envolvido em jogar mais do que qualquer outro jogador em campo, com mais de 100 toques na bola, ele manteve uma impressionante precisão de passes de 90% e não pense você que ele se limitou a passes curtos, pois Granit adora lançar a bola, sempre verticalizando o jogo, procurando dar profundidade a equipe.

Após esta grande exibição, a mídia britânica está começando a crer no sucesso que Xhaka possa ter nesta temporada. Apesar das preocupações persistentes com relação às suas primeiras performances, analistas e especialistas estão despertando lentamente para o fato de que este sim é o momento ideal para vemos o melhor dele, pois ele está mais confiante e agora assegurado em seu papel, ao invés de estar perdido e confuso dentro de um sistema desprotegido.

Acredito que esta temporada é a chance perfeita para Xhaka se estabelecer como um meio-campista central do Arsenal, assumindo um papel de líder junto às estrelas dos Gunners. E para isso ele tem as ferramentas, e agora tem o papel e a confiança de Arsène Wenger, que até mesmo deve ter liberado os seus arremates de longa distância, pois nesta pré-temporada vimos alguns de seus poderosos chutes ameaçarem os gols dos adversários.

Boa sorte Granit Xhaka

Arsenal Sampa

Blog dedicado a torcida do Arsenal.

Fernando Cavalcante

Written by

Corinthiano e torcedor do maior de Londres o grande Arsenal FC. Blogueiro do PSArsenal

Arsenal Sampa

Blog dedicado a torcida do Arsenal.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade