Como os designers podem(e devem) se manter ativos mesmo em casa

A epidemia de Coronavírus, ou Covid-19, mudou os hábitos de todo mundo, e claro, também aqueles que trabalham com artes visuais, como designers gráficos e afins. Veja algumas dicas para se manter atualizado(e motivado) em casa.

Fabricio Alves
ArtBrut
4 min readApr 16, 2020

--

1. Aproveite para se atualizar

O mercado de trabalho dos profissionais de design gráfico e digital se atualizou demais nos últimos 5 anos, com diversas novidades tanto em questão de novos programas e apps como também de técnicas e padrões.

Era(e é) praticamente impossível estar 100% atualizado com tudo o que é novidade, porém, com essa "pausa" do Covid-19, ganhamos um tempo extra (que antes era gasto no tráfego das grandes cidades) para nos mantermos atualizados e tentar chegar pelo menos nos 50% do que é novo por aí.

O próprio Medium.com é um bom espaço com diversos canais de informação em português e Inglês com novidades sobre a área, que vale a pena ser explorado. Veja abaixo 3 canais muito legais que valem a pena acompanhar:

2. Faça cursos online

Cursos online são uma ótima forma de aprender tanto sobre ferramentas e processos que são usados no dia-a-dia de um designer, mas também toda a base que é extremamente importante para tornar-nos bons profissionais.

Uma ótima sugestão é o Khan Academy — https://www.khanacademy.org/ — que tem diversos cursos gratuitos tanto em Português como na sua versão em Inglês. Minha sugestão de curso aqui é o de "História da Arte" da versão em Inglês, que é mais completa(para quem não entende Inglês a versão em Português também é boa, só que menos completa).

Outra ferramenta de curso bem interessante, porém paga, é o http://lynda.com que agora faz parte da plataforma LinkedIn Learning. Lá você encontrará diversos cursos mais voltados para a área, como UX Design, UI Design, Design Thinking, uso de programas e apps e muito mais.

3. Crie projetos paralelos

Projetos paralelos podem ser um escape da rotina e dar um descanso para o cérebro, além de serem uma ótima oportunidade para novas ideias.

Pense em um blog, canais de discussão no Slack, crie materiais diferentes, como posters, calendários ou impressos em formatos diversos, por exemplo, se você for de digital; se for da área impressa, tente se aventurar criando materiais digitais para redes sociais, por exemplo.

4. Leia bastante

Explore os livros que você comprou e ainda não teve oportunidade ou tempo de ler. Para isso, não se limite aos livros de sua própria área. Que tal ler os clássicos da literatura mundial e tentar ler a coleção completa do "Em busca do tempo perdido", do Proust?

Ou mesmo aprender um pouco mais sobre áreas correlatas e ler livros como "Nova York Delirante", do arquiteto Rem Kooolhas. Neste caso, além da arquitetura, você vai aprender também sobre a história da cidade de Nova Iorque.

Você pode sair totalmente dessas áreas e tentar entender como nosso mundo funciona lendo por exemplo livros de pensadores e sociólogos modernos como Zygmunt Bauman e/ou Slavoj Zizek. No caso de Bauman, vale a pena ler os livros "líquidos" escritos por este e fazer uma correlação entre todo o conceito de mundo líquido e relacioná-lo com a própria profissão de quem trabalha com design.

5. (Não) Saia de casa

Uma outra dica para desestressar, mas também aproveitar o tempo para aprender, é explorar museus online como por exemplo o Tate Gallery — https://www.tate.org.uk — de Londres, que traz uma coleção virtual completa de todas as suas obras expostas.

Outros museus bem legais para explorar:

5. Compartilhe ideias

Compartilhe ideias e sugestões nas redes sociais, ou se preferir aqui mesmo, comentando, dando sugestões de links, conteúdos, etc.

*** Boa quarentena à todos.

--

--

Fabricio Alves
ArtBrut
Editor for

Art + Design + Fashion + Typography + Architecture