Abaporu, uma das principais obras do movimento modernista no Brasil.

ABAPORU, UMA DAS OBRAS MAIS VALIOSAS DO PAÍS

Lucas Dantas
ARTE e DESIGN
Published in
3 min readOct 7, 2021

--

Obra de Tarsila do Amaral é uma das mais importantes do Modernismo Brasileiro

Por: Lucas Dantas E Theo Barbosa de Faria

A artista Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886, em Capivari, município do interior paulista. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion, e depois em Barcelona, na Espanha. No ano de 1920, foi estudar na França, na Académie Julien, em Paris.

No Brasil, ela fez parte do Grupo dos 5, formado também por Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Em 1923, quando foi viver em Paris com Oswald de Andrade, Tarsila pôde se envolver mais com a arte moderna. Portanto, podemos dizer que foi uma importante entusiasta do Modernismo.

Esse movimento artístico foi marcado pela busca pela inovação. Os artistas desejavam romper com os modelos artísticos-literários vigentes na época. Com isso, passaram a produzir obras com maior liberdade, sem seguir necessariamente padrões pré-estabelecidos. A Semana de Arte Moderna, que ocorreu no ano de 1922, em São Paulo, consolidou o Modernismo no nosso país, já que contou com muitos artistas de diversas áreas. Tal momento ficou conhecido como a Primeira Fase do Modernismo Brasileiro.

A obra “Abaporu” é um ícone do movimento modernista brasileiro e uma das pinturas mais famosas de Tarsila do Amaral. No quadro, é possível identificar traços da artista, como as cores fortes e a alteração da realidade. Em tupi-guarani, Abaporu significa “Homem que come gente”. Atualmente, está exposta no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (MALBA), na Argentina.

O texto do autor Arthur Danto cita as interpretações sobre as artes como o coração do exercício crítico. Ele também menciona como é necessário entender a obra + o objeto, como se complementam e justificam o respectivo conceito. A pintura que escolhemos, “Abaporu”, por exemplo, pode não representar nada de especial para quem não tem entendimento. Retrata um homem gigante sentado ao lado de um cacto num clima ensolarado. Isso é nítida consequência do pouco valor dado ao mundo artístico. Sem investimento nessa área, não há como se obter um conhecimento da arte. Logo, é justamente isso que Tarsila do Amaral critica na obra em que a cabeça pequena do homem pode significar como o ser humano tem um pensamento crítico quase nulo. Representa também o que acontecia na sociedade da época, já que muitos se preocupavam apenas com o trabalho que precisava ser realizado. Pode ainda ser conectada com a nossa sociedade atual, pois, no que tange a esse assunto, não há muitas mudanças em relação ao passado.

“A obra é o objeto mais o significado, e a interpretação explica como o objeto traz em si o significado que o observador — no caso das artes visuais — percebe e ao qual reage de acordo com o modo como o objeto o apresenta”. Esse trecho, retirado do “Prefácio A Edição Brasileira”, do livro A Transfiguração do Lugar Comum, pode ser relacionado com a pintura escolhida por nós, visto que reafirma a ideia de que toda obra de arte tem seu próprio valor e significado. Além disso, podemos dizer que “Abaporu” é um quadro que proporciona diversas interpretações, que variam de acordo com o observador. Concluímos que, de fato, esse quadro contribuiu demais para o Modernismo no Brasil e segue até hoje como inspiração para novos artistas que estão surgindo no nosso país.

SITE DO MALBA: https://www.malba.org.ar/

LINKS EXTRAS:

https://www.youtube.com/watch?v=_iBdDaE5iFI

https://www.youtube.com/watch?v=IHMK2GGRe7c

BIBLIOGRAFIA:

https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/abaporu-de-tarsila-do-amaral/

http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

https://mundoeducacao.uol.com.br/artes/tarsila-do-amaral.htm

https://www.todamateria.com.br/o-modernismo/

https://www.google.com.br/amp/s/www.culturagenial.com/abaporu/amp/

--

--