O Impressionismo da vida

Rodrigo Zattar
ARTE e DESIGN
Published in
4 min readOct 7, 2021

--

Exposição virtual “Impressão, Nascer do Sol”- Claude Monet- de Rodrigo Zattar e NataliaAlbuquerque

  • ARTISTA:

O Francês Claude Monet, nascido em Paris, em 1840 e passou um grande tempo de sua infância na Normânia, foi um dos maiores influenciadores dos artistas impressionistas. Sua história com a arte começou cedo, apesar do desejo de seu pai, de fazer com que o filho fosse comerciante, Monet, aos 11 anos entrou para a Escola Secundária de artes e começou a tomar gosto por, onde ficou famoso por suas caricaturas. Com 16 anos, conheceu um artista nas praias da Normania, que pintava obras ao ar livre e lhe ensinou algumas técnicas a mais, 1 anos depois, sua mãe faleceu e ele teve que ir morar com sua tia. No mesmo ano, em 1857, o pequeno Monet foi para Paris estudar artes. Daí para frente, sua vida se baseou em fazer pinturas e com o passar do tempo foi se tornando um artista com mais nome, levando sempre as características do Impressionismo com ele.

  • OBRA:

Esse impressionista, foi responsável pela criação da obra “Impressão, Nascer do Sol”, criada em Le Havre, porto francês, no ano de 1872, na qual é exposta uma densa névoa, juntamente com os estaleiros, barcos e chaminés a compõe no fundo. Essa obra, está, atualmente, exposta no Marmottan — Museu Monet — Musée Marmottan Monet, em Paris, aberto para a visita do público. Essa criação, ficou famosa após uma apresentação independente, depois de uma exposição fracassada no Salão de Paris e foi a partir dela que surgiu o Movimento Impressionista, que até então não tinha força.

  • TÉCNICAS:

Outro ponto a ser destacado nessa pintura, são as técnicas utilizadas por Monet, visto que, a mesma possui traços característicos do impressionismo. Primeiramente, vale ressaltar que a técnica utilizada para pintar, foi a tinta de óleo, uma das mais clássicas entre os pintores. Um desses pontos impressionistas a serem destcados, é a forma na qual ele usa as cores e faz as pinturas, o artista nesse caso, sobrepõe pinceladas de cores quase que sem mistuiras, com o intúito de tornar essa pintura o mais próximo do real, técnica essa, que ganhou força com o tempo. Além disso, outra característica marcante do impressionismo, presente, é a tentativa de deixar a obra parecendo estar sendo iluminada somente pela luz do Sol, utilizando cores mais claras nas áreas iluminadas por ele e mais escuras nos locais de sombra. Ou seja, é uma obra que impressiona pelo jogo de iluminação e cores, trazendo a vista ali píntada, para um âmbito realista.

  • PERÍODO HISTÓRICO:

O período de criação dessa obra, foi marcado por uma época de crescimento dos Impérios europeus, americanos, russos, entre outros e as disputas por poder ficaram grandes. Foi uma época de evolução na questão escravocrata e alguns países começaram a diminuir e como no caso do Brasil, abolir a escravidão. Era também, um período muito marcado pelas navegações ainda, Impérios disputando terras e comércio marítimo rolando pelo mundo inteiro, então os portos eram locais muito movimentados e observados.

“…. Definir arte é uma tarefa tão esquiva que a quase cômica inaplicabilidade das definições filosóficas da arte à própria arte tem sido explicada, pelos poucos que perceberam nessa inaplicabilidade, um problema, como resultado indefinibilidade da arte. “ analisando esse trecho, retirado do livro do autor Arthur Danto, é possível afirmar que o autor deixa explícito sua dificuldade de definir um conceito para arte, já que na sua visão, ela possui uma indefinibilidade. Por outro lado, o artista Claude Monet diz que a arte não é necessária de ser compreendida, apenas é necessário observar com sentimentos. Com esse dois paralelos, é possível identificar um movimento: O Impressionismo.

A principal proposta do impressionismo era mostrar através de artes plásticas e pinturas, impressões pessoais dos artistas quanto ao que observaram. Como já sugere o nome da obra de Claude Monet “Impressão- nascer do sol” a técnica do impressionista faz com que tenhamos a impressão de estarmos efetivamente diante da superfície reflexiva do mar. Através de suas pinceladas rápidas, é possível identificar a necessidade de sentir a obra e não fazer uma tentativa de entender.

Parafraseando o autor Arthur Danto, a arte pode ter o papel de se prestar espontaneamente ao plano filosófico e nos ensinar muito sobre os dois. De acordo com o movimento impressionista, podemos tirar a seguinte conclusão: A arte é baseada em sentimentos, histórias, devaneios, vivências, culturas, tudo permite o ser humano a capacidade de enxergar sob diferentes perspectivas, como o impressionismo sugere.

Portanto, o artista Claude Monet, mestre do movimento impressionista, deixa em nós, uma marca de expressividade e um certo mistério no olhar quando a todo momento busca explicações e fatos, quando simplesmente, não há.

Com essa reflexão, é válido indicar dois títulos interessantes “ Modigliani — A paixão pela vida, 2004 “ e “ Basquiat — traços de uma vida “ ambos trazem referências impressionistas e retratam descobertas e vivências.

fonte: transfiguração do lugar comum, Arthur Danto

Estórias da História: Análise da obra:” Impressão, nascer do sol”, de Claude Monet (estoriasdahistoria12.blogspot.com)

https://www.google.com.br/amp/s/www.todamateria.com.br/monet/amp/

https://www.ebiografia.com/claude_monet/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet

Século XIX — Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Marmottan_Mone

https://nossahistoria.net/impressao-nascer-do-sol-claude-monet/

--

--