Fábrica de Tecidos Bangu

Heron Rezende
ARTE e DESIGN
Published in
3 min readOct 14, 2021
(Foto: Augusto Malta, 1908)

A Companhia Progresso Industrial do Brasil, mais conhecida como Fábrica de Tecidos Bangu se localiza na zona oeste do Rio de Janeiro, e é atualmente um Shopping. Fundada em 6 de fevereiro de 1889, e inaugurada em 8 de março de 1893, a construção foi idealizada pelo comendador Manuel Antônio da Costa Pereira, amigo de Manuel de Barcelos Domingues, considerado por muitos, o fundador de Bangu. A arquitetura da fábrica Bangu foi baseada no modelo fabril inglês de produção têxtil. Modelo esse que uma vez inserido, muda aspectos do cotidiano dos operários, com avanços urbanísticos e culturais, alguns exemplos desses avanços são: a criação do Bangu Athletic Club, do ramal ferroviário de Santa Cruz e da Sociedade Musical Progresso de Bangu, posteriormente conhecida como Casino Bangu.

(Fotos: Augusto Malta, 1908)
Fachada da Fábrica de Tecidos Bangu — Revista da Semana 11/11/1906

A construção foi realizada com materiais vindos da Europa, que foram usados tanto para construir a fábrica, quanto as casas dos trabalhadores ao redor. A fábrica financiava a construção dessas casas. A ideia era sempre manter a arquitetura inglesa, sendo os ingleses, os primeiros “patrões” do bairro de Bangu, que por sua vez foi planejado para funcionar atendendo à fábrica de tecidos. A fábrica tinha um grande jardim na entrada principal e posteriormente, chegou a ter um campo de futebol para os trabalhadores terem lazer durante os intervalos. Muitos dizem que o futebol brasileiro nasceu em Bangu, pois havia tanto operários brasileiros, quanto ingleses (que trouxeram o esporte ao país) trabalhando no local. Pode-se dizer que a fábrica de tecidos é uma representação do poder e da capacidade do proletário, de mudar culturalmente um local de forma profunda, através da moda, do esporte, da música e do trabalho, e também mostra que uma visão pode mudar um bairro, um estado ou até mesmo um país.

O primeiro campo do Bangu, com a Fábrica de Tecidos ao lado. (Foto: Site Bangu AC)

A Fábrica de Tecidos Bangu funcionou de 1889 a 2004 e foi importante não só para o desenvolvimento do bairro de Bangu, fazendo-o ser um dos bairros com mais progresso do subúrbio carioca durante décadas, mas também, foi importante para alavancar o desenvolvimento industrial do Brasil, presente no final do século xix e no início do século xx.

Fábrica de Bangu e seus jardins, durante a visita de Getúlio Vargas em 1936. (Foto: Acervo Museu de Bangu)
Foto antiga mostra trabalhadores seguindo para a antiga Fábrica de Tecidos Bangu. (Foto: Divulgação)
Bangu Shopping — antes conhecido como Fábrica Bangu (Foto: Divulgação)

Fontes:

· bangushopping.com — “Sobre o Shopping”

· diariodorio.com — “História da Fábrica de Tecidos Bangu”

· periodicos.ufmg.br — “A fábrica Bangu: um olhar sobre a história do Brasil”

· bn.gov.br — “Rio 450 anos — Bairros do Rio — Bangu”

· extra.globo.com — “Mostra reúne documentos e objetos da Fábrica de Tecidos Bangu”

· @RioAntigo( twitter.com)

· @museudebangu (facebook)

--

--

Heron Rezende
ARTE e DESIGN
0 Followers
Writer for

Estudante de Jornalismo, carioca, tenho 19 anos. Sou amante de cinema e de música.