“Hospital Henry Ford”

tereza neves
ARTE e DESIGN
Published in
4 min readOct 7, 2021

Um estudo sobre a vida e a arte de Frida Kahlo por tereza neves e João Santos

A pintura representa os abortos espontâneos de Frida e a dor que eles lhe causaram.

A obra “Hospital Henry Ford” (1932) atualmente se encontra em exposição no Museo Dolores Olmedo, na Cidade do México. Ela é uma pintura de autoria de Frida Kahlo, uma das mais notáveis artistas do século XX.

Frida nasceu no México em julho de 1907, onde viveu durante toda a sua vida. Apesar das aulas artísticas que teve quando mais nova com Fernando Fernández, ela não enxergava a arte como uma carreira. Invés disso, ela queria ser física e tinha esse objetivo principal em sua vida. Aos 18 anos, Frida sofreu um grave acidente de ônibus, que fraturou sua área pélvica, cervical e outras partes do corpo. Devido a isso, ela ficou 3 meses praticamente imóvel até se recuperar de alguma forma, sendo obrigada a utilizar um colete ortopédico. Durante esse período, deitada em sua cama, ela utilizou a arte como escape e passatempo, colocando no papel toda a angústia e toda a dor que sentia. A sua obra foi marcada e tem como foco essa dor, que a acompanhou diariamente enquanto estava viva.

Frida seguia e reproduzia as características do Surrealismo, um movimento estético, em suas pinturas. Tal movimento, que possui suas origens na Paris de 1920, buscava a união do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte não pode se prender às exigências da lógica e da razão e, dessa forma, necessita fugir do pensamento racionalista que tomava conta da época e ir além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.

Podemos notar bem esse desprendimento do racionalismo nas obras de Kahlo, principalmente na forma como a artista compõe a imagem com elementos que fazem conexões com a sua dor e os sentimentos trazidos devido ao último aborto espontâneo que sofreu. Assim como Danto mostra em seu exemplo dos quadros vermelhos, a pintura de Kahlo também remete a algo maior do que simplesmente tinta sobre uma tela. Isso é apenas o que está ali, na superfície. Cabe ao espectador mais atento utilizar a interpretação para enxergar que a obra que não se limita a visualidade, ou seja, o que está intencionado no objeto de arte não se reduz a sua materialidade visualmente discernível.

Escolhemos essa obra para representar todo o trabalho de Kahlo por ser exatamente tudo o que ela se propusera a fazer em vida: expor a sua dor de uma maneira, ao mesmo tempo, lúdica, sã e autobiográfica, com cores vibrantes e elementos da cultura mexicana. Acreditamos que a sua arte possui uma força gigantesca devido a isso e ela será para sempre lembrada como essa mulher brilhante, em todos os sentidos da palavra. Ela vira uma verdadeira inspiração ao não ter medo de deixar a sua fragilidade à mostra. O sofrimento decorrente de todas essas perdas fazem parte de quem ela é, e, ao pintar sobre isso, ela demonstra sua verdadeira essência. E por isso é tão poderoso e tão simbólico.

“Um dos visitantes da exposição, um jovem artista mal-humorado e de ideias igualitárias, a quem chamarei de J, mostra-se indignado com o que considera a “injustiça hierárquica” de atribuir o status superior de obra de arte à maioria dos itens de minha exposição e de simultaneamente negá-lo a um objeto que em todos os detalhes visíveis se assemelha aos demais.” O trecho extraído de “A transfiguração do lugar-comum” exemplifica bem a ideia a ser passada na obra Henry Ford Hospital, em que para uma pessoa leiga, seja em uma visão artística conceitual ou sobre a vida e obra de Frida Kahlo, pode apenas julgar tal pintura com os fatos apenas representados, quando na verdade toda a obra tem uma profundidade bem maior no que a artista expressa em sua pintura. Dessa forma, mesmo que a obra de Frida trate de temas universais, ainda sim é preciso compreender de forma mais clara a sua história de vida.

Assim, disponibilizamos uma lista com diferentes links, visando a disseminação da história de Frida Kahlo:

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

https://mundoeducacao.uol.com.br/biografias/frida-kahlo.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo

https://artsandculture.google.com/asset/henry-ford-hospital-frida-kahlo/kgHTa-02kVhHJA?hl=pt-br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo

https://oempregoeseu.com/2021/05/08/frida-kahlo-hospital-henry-ford-1932/

--

--