Parque de Madureira

Walter Farias
ARTE e DESIGN

--

Inaugurado em 23 de junho de 2012 e localizado no coração do subúrbio carioca, mais precisamente na Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. O Parque de Madureira é o terceiro maior da cidade e proporciona diversas áreas de lazer e encontro ao céu aberto para os moradores da Zona Norte.

Com 108.870m² ele foi desenvolvido pelo escritório Ruy Rezende arquitetos e era um projeto de educação socioambiental promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Para além de pistas de skate, basquete, futebol, vôlei, bares e palcos para shows e eventos, é possível desfrutar de muito verde, porque o parque conta com árvores, moitas e belo trabalho de paisagismo.

O verde do parque é lindo e útil, porque gera uma barreira térmica, isto é, retem umidade, logo, ajuda na redução de temperatura (a região de Madureira/Oswaldo Cruz é marcada pelo clima quente e seco).

Fora isso, identifica-se a sustentabilidade em toda área do parque. — Quer um exemplo? A utilização de energia solar para seu abastecimento; os painéis solares ficam à mostra e permitem que um individuo que se aproxima, veja como funcionam, quanto de energia fornecem e o quanto o parque precisa para se manter.

Sendo assim, se você está na cidade do Rio de Janeiro e buscando fazer algum passeio ao ar livre, mas não sabe para onde ir, tenha em vista o parque de Madureira e não deixe de visitar a ‘Praça do Samba’, localizada dentro do parque, é ponto de encontro de bambas da Portela e Império Serrano, produzindo sambas da maior qualidade. Alegria!

Fontes: http://visit.rio/ (riotur), galeriadaarquitetura.com.br/, @parquedemadureira (instagram do parque), https://vejario.abril.com.br/

--

--