Quadro “A persistência da memória” à esquerda, Foto de Salvador Dalí à direita

Salvador Dalí. Quadro “A persistência da memória”

Raphael Matheus Ferreira Pedreira
Published in
4 min readOct 7, 2021

--

Autores: joaopedrolopes e Raphael Matheus Ferreira Pedreira

Nesse texto vamos falar um pouco sobre o pintor Salvador Dalí, contando sua história, origem e falando um pouco de uma de suas grandes obras.

. Salvador Dalí i Domènech ou como é conhecido por quase todo mundo Salvador Dalí é um pintor espanhol que nasceu no dia 11 de maio de 1904 em Figueres um município da Espanha, Dalí é conhecido como um dos ícones do estilo surrealista, teve influência artística da sua mãe e começou a pintar com 13 anos, Dalí estudou em dois lugares que foram: Escola de Desnho Federal e na Academia de Artes de San Fernando que acabou sendo expulso duas vezes, a primeira por fazer parte de um protesto estudantil e a segunda vez por se recusar a fazer provas orais pois achava que era mais inteligente que os professores e não aceitava ser avaliado por eles, sendo assim ele acabou nunca se formando, Dalí acabou falecendo no dia 23 de janeiro de 1989 aos 84 anos.

. A obra que iremos falar dele nesse texto é o quadro “A persistência da memória” que foi feito em 1931 é uma arte do estilo surrealista, essa obra está exposta no MoMa que é o Museu de Arte Moderna que fica em Nova Iorque nos Estados Unidos desde 1934, o que se destaca são alguns objetos meio sem sentido como relógios derretidos, outra ponto que podemos ver dessa obra é o penhasco com o mar ao fundo faz uma referência do lugar que ele cresceu na Catalunha e a única coisa que retrata a vida nessa obra são as formigas no lado esquerdo inferior e como Dalí disse: “ninguém poderia esquecê-la (do quadro) uma vez vista”, isso alguns elementos marcam tanto que querendo ou não quando alguém ver essa obra é difícil de esquecer e basta olhar pra ela e saber a influencia e a sua importância no estilo surrealista que vamos falar mais sobre agora.

. O estilo dessa obra é o surrealismo um movimento artístico que surgiu em Paris no inicio do século XX, o objetivo era que o artista pudesse fazer o que tivesse em sua mente, sem haver uma preocupação com a lógica, a origem desse estilo foi o dadaísmo, um fato em comum entre eles é que ambos se basearam nos estudos da psicanálise, algumas outras características que o surrealismo tem é: fora da realidade, fantasia, estudo e influência da psicanálise e alguns temas diferentes como objetos com vida, artes sem um planejamento e Dalí foi um dos ícones desse estilo mesmo alguns dos artistas desse estilo não gostarem dele, e alguns acreditam que após a morte dele o movimento também acabou e outros dizem que foi após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, observamos a arte passar do velho e ignorante pensamento da sociedade, que limita a definição de arte somente para pinturas, para explorar e se aventurar em novos conceitos e ideias. Hoje, ao pesquisar a definição de arte, encontramos respostas como:

“A arte pode ser entendida como atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, como escultura, música, dança, teatro, arquitetura, explorando entre muitas outras áreas.”

Esse é um questionamento muito presente no livro, principalmente no Prefácio a edição brasileira, onde na página 19 temos um professor que tinha um objetivo de definir um conceito através do diálogo. Para isso, resolveu elaborar o projeto de um livro e utilizou um de seus alunos como personagem. O professor defende que toda arte é representacional e não concorda com a ideia de que deve existir um padrão para realizar arte.

“… Ainda que não fosse suficiente, essa condição deveria bastar para justificar a afirmação de que toda arte é representacional, e por isso mesmo passível de uma espécie de análise semântica, e de que o formalismo é inadequado como filosofia da arte.”

Essa citação se relaciona com a obra de Salvador Dalí principalmente pelas características da época e do estilo, como a liberdade e pensamento criativo, fora da lógica.

A série da Netflix Sex Education aborda esse tópico e realiza um questionamento importante. Na 3ª Temporada, os alunos realizam uma pintura do lado de fora da escola e a diretora vai contra a exposição da própria nas partes externas da instituição por não considerar a obra como arte. Os alunos defendem a concepção de que ninguém tem o direito de definir o que é arte e a padronização do que deve ser representado. O fato de que a série opta por colocar jovens com esses posicionamentos e iniciativas, além de ser muita famosa e recomendada pelo seu público, resulta nas questões abordadas causando um impacto ainda maior, chegando a alcançar status de inspiração para os jovens.

Links usados para referências:

https://www.culturagenial.com/obras-salvador-dali/

https://www.escritoriodearte.com/artista/salvador-dali

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD

https://www.suapesquisa.com/biografias/salvador_dali.htm

https://escolaeducacao.com.br/surrealismo/

https://www.todamateria.com.br/salvador-dali/

https://arteref.com/gente-de-arte/30-fatos-curiosos-sobre-salvador-dali/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

Site extras:

https://www.moma.org (link do museu que é onde a obra está exposta)

https://www.moma.org/collection/works/79018 (link que fala mais sobre a obra)

https://www.youtube.com/watch?v=iXT2E9Ccc8A (Dalí participando de um game show)

https://www.youtube.com/watch?v=A3FAy0teMNo (um bate papo com Dalí)

--

--

Raphael Matheus Ferreira Pedreira
ARTE e DESIGN

Tenho 22 anos e curso Jornalismo na faculdade FACHA. Amo conversar e escrever sobre lições da vida, conselhos emocionais, basquete e alguns outros esportes.