Andy Warhol

Maria Fernanda Avila
Arte em Debate
Published in
5 min readFeb 10, 2021

“Se você quer saber quem é Andy Warhol, apenas olhe para meu rosto ou a superfície do meu trabalho. Está tudo lá.” — Andy Warhol

Andrew Warhola Jr, mais conhecido por Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano, que viveu de 1928 a 1987. Nascido na cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em 6 de agosto de 1928, Andy era filho de imigrantes eslovacos que se mudaram para a América na época da primeira guerra mundial.

Foto do artista americano Andy Warhol, representante da Pop Art

Warhol sofreu quando criança de uma doença no sistema nervoso chamada Coreia de Sydenham, ou a dança de São Vito, o que fez com que ele passasse muito tempo acamado e que entrasse e saísse de hospitais — fato que contribuiu para seu futuro diagnóstico de hipocondria — . Em decorrência disso, durante seu tempo na cama, Andy se iniciou no campo da arte, colecionando foto de artistas (principalmente de estrelas de Hollywood), desenhando e pintando.

Andy Warhol’s early shoe illustrations featured a blotted line technique
Ilustrações feitas por Warhol no início de sua carreira

Graduado em design pela Universidade Carnegie Mellon, Andy se mudou para Nova York a fim de iniciar sua carreira como artista comercial. Ele trabalhou produzindo peças publicitárias, decorações de vitrines e, principalmente, como ilustrador, chegando a ser o mais bem pago de Nova York, e realizando trabalhos para revistas como Vogue, Harper’s Bazar, The New Yorker, e outros.

No final dos anos 50, Warhol começou a desenvolver mais trabalhos com tinta, abandonando um pouco sua antiga e famosa “técnica da linha manchada” — usada em suas ilustrações, como na dos sapatos acima — , que consistia em fazer um desenho a tinta, porém antes dela secar, pressioná-la uma folha, fazendo com que o desenho seja transferido.

No início da década de 60, Andy Warhol se firmou no conceito da Pop Art, explorando conceitos da publicidade e da produção em massa em suas obras de arte. Isso pode ser visto primeiramente em suas exibição de 1962 intitulada “Campbell’s Soup Can”, que consistia na reprodução dos 32 tipos de sopa da marca Campbell.

Andy Warhol. Campbell’s Soup Cans. 1962

Entre as principais características dessa nova fase de Warhol estavam a incorporação de cores fortes e vibrantes e o uso da serigrafia, que consiste em imprimir uma fotografia em um tecido ou papel usando um rodo para transferir a tinta. Porém, quando Warhol utiliza da mistura de cores nessa técnica, cada imagem resultante será um pouco diferente e única.

Andy Warhol. Marilyn Diptych. 1962

O primeiro exemplo do uso dessa técnica por Warhol foi “Marilyn Diptych” com retratos de Marilyn Monron. A discrepância das cores da primeira e da segunda parte da obra fazem referência à vida e morte da atriz (ela havia falecido poucos meses antes da pintura ser executada).

Warhol também teve destaque por seus retratos de celebridades e figuras políticas. Entre essas entidades famosas, estavam inclusas Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Jean-Michel Basquiat, Mao Zedong, Che Guevara, entre outros.

Andy Warhol. Orange Prince. 1984

Infelizmente, assim como muitos outros artistas considerados à frente de seu tempo, Warhol foi rejeitado pelos críticos e suas obras foram descritas como superficiais e sem senso estético. Porém, ao ser entrevistado ele explicou sua intenção ao retratar itens de consumo do dia a dia:

O que é maravilhoso sobre este país é que a América iniciou a tradição onde os consumidores mais ricos compram essencialmente as mesmas coisas que os mais pobres. Você pode estar assistindo TV e vê a Coca-Cola, e você sabe que o presidente toma Coca-Cola, Liz Taylor toma Coca-Cola. Uma Coca é uma Coca e nenhum dinheiro pode conseguir uma Coca melhor do que a que aquele mendigo na esquina está tomando” disse Warhol.

Andy Warhol. Green Coca-Cola Bottles. 1962

No início da década de 60, o Papa do Pop, como também era conhecido Warhol, fundou a factory, um estúdio de arte localizado em Nova York. Ela ficou famosa por ser um ponto de encontro de artistas — além de ter sido responsável pelo descobrimento de muitos, como Jean-Michel Basquiat — . Durante essa fase Warhol conheceu a banda The Velvet Underground e resolveu empresariar o grupo. Se não fosse pelo incentivo financeiro e a ajuda em outras áreas, essa banda não viria a se tornar uma das maiores das maiores criações do Rock in Roll e um dos primeiros passos para a criação da música alternativa.

Andy Warhol faleceu em 1987, porém seu legado permanece como um dos mais grandiosos na história da arte do século XX. Sua arte ainda é digna de interpretação e continua, mesmo após sua morte, influenciando novos artístas, como por exemplo Alec Monopoly. Em seu testamento, Warhol indicou que toda sua herança e bens fossem usados para inspirar e criar uma base para artistas futuros.

“a idéia não é viver para sempre, mas criar algo que dure para sempre”. — Andy Warhol.

Bibliografia

Andy Warhol Biography. The Biography.com website. 2014. Disponível em: <https://www.biography.com/artist/andy-warhol>. Acesso em: 08. fev. 2021

Biografia de Andy Warhol, ícone da arte pop. Greelane. 2019. Disponível em: <https://www.greelane.com/pt/humanidades/hist%C3%B3ria--cultura/andy-warhol-profile-1779483/>. Acesso em: 08. fev. 2021

Fulks, Rebeca. As 11 obras de Andy Warhol que você precisa conhecer!. Cultura Genial. Disponível em: <https://www.culturagenial.com/obras-andy-warhol/>. Acesso em: 08. fev. 2021

Leite, Ana. Andy Warhol: O sociólogo pictórico, imagens em massa e mecanismos da celebridade. Galoá Jornal. Disponível em: <https://galoa.com.br/blog/andy-warhol-o-sociologo-pictorico-imagens-em-massa-e-mecanismos-da-celebridade>. Acesso em: 08. fev. 2021

Paiva, Victor. Andy Warhol: 30 anos da morte do artista que previu e inventou o futuro em que vivemos hoje. Hypeness. 2017. Disponível em: <https://www.hypeness.com.br/2017/04/andy-warhol-30-anos-da-morte-do-artista-que-previu-e-inventou-o-futuro-em-que-vivemos-hoje/>. Acesso em: 08. fev. 2021

Andy Warhol: quem foi e principais obras!. Stoodi. 2020. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/andy-warhol-quem-foi/>. Acesso em: 08. fev. 2021

Prando, Ali. O UNIVERSO POP DE ANDY WARHOL: O ARTISTA QUE MUDOU O MUNDO. WHATELSE. 2018. Disponível em: <https://www.whatelsemag.com/artista-andy-warhol/>. Acesso em: 08. fev. 2021

--

--