Construtivismo Russo

Contexto Político-Social

Ana Carolina Saraiva
Arte em Debate
3 min readFeb 7, 2021

--

O construtivismo russo foi um movimento estético político em apoio a aos movimentos de revolução que começavam a surgir no país. Para entender melhor a importância do movimento, é necessário saber como funcionava o governo que comandava a região e as insatisfações da população.

O Império Russo era comandado pelo seu líder czar (imperador) que era o sistema político absolutista dês do século XVI. A ele estavam submetidos todas as classes sociais, os nobres e a Igreja Católica Ortodoxa eram os que possuíam um maior tipo de liberdade no governo, porem ainda sim sua “liberdade” era controlada pelo governo. No país não se tinha também liberdade de imprensa e os camponeses eram a parte da população que mais sofria, viviam em extrema miséria e pagavam altos impostos para o sistema.

Com a economia atrasada e sendo 80% de seu acúmulo concentrado no campo, o Império quase não possuía muitas industrias. A população rural esmagada pelos altos impostos vivia em situações precária, e até mesmo os poucos trabalhadores urbanos que aproveitavam das poucas industrias existentes estavam descontentes com a situação do país. O estopim para a revolução se deu a partir da Guerra Russo-Japonesa de 1905, a população que mais sentiu as consequências foram os camponeses, que forneciam soldados para o combate.

A perda de entes queridos, a fome e o frio daquele ano levaram a população a uma manifestação pacifica na cidade de São Petersburgo se dirigindo ao Palácio de Inverno, onde pediam medidas ao czar que pudessem resolver suas dificuldades. O grupo foi recebido a tiros pelas tropas do imperador, marcando esse dia como o Domingo Sangrento. Assim se iniciava a Revolução de 1095.

Domingo Sangrento de 1905, por Wojciech Kossak (Foto: Wikimedia).

Após os acontecimentos começa a surgir uma organização de trabalhadores russos com o nome de soviete, com a liderança de Lenin. Os Bolcheviques começam a se preparar para a Revolução Socialista e a queda do império. É neste cenário que surge o movimento estético politico com o nome de construtivismo-russo; os construtivistas acreditavam no emprego racional de matéria útil para criar objetos de uso comum ou encontrar soluções para problemas de comunicação.

O construtivismo alia- se a nova configuração da sociedade socialista, a arte inspirada pelas conquistas da Revolução Russa de 1917 e da Revolução Industrial, torna-se um instrumento social, buscando satisfazer as necessidades humanas, promovendo uma faceta cultural e sendo de extrema importância para o apoio desse novo regime.

Trabalho por, Alexander Rodchenko (Foto:Designculture).

Este movimento que foi durante muito tempo incentivado pelo regime soviético, chega ao fim quando Stalin chega ao poder. O construtivismo foi uns dos movimentos de vanguarda russa mais importante, pois ajudou na transformação de uma nação através da arte.

Referências bibliográficas:

· MORAIS, Pâmela. Revolução Russa de 1917: o que mudou?. Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/revolucao-russa-entenda/. Acesso em 05/02/2021

· PINTO, Tales. História da Revolução Russa. História do Mundo. Disponível em:https://www.historiadomundo.com.br/idadecontemporanea/revolucaorussa.htm. Acesso em 05/02/2021

· BOARINI, Murilo. Construtivismo Russo. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/B0g-x2r0htY Acesso em 05/02/2021

--

--