POP ART — VIDEOS COMPLEMENTARES

I. Introdução, visão geral e alguns artistas que integraram o movimento.

NICKOLAS PEREIRA SILVA
Arte em Debate
3 min readFeb 10, 2021

--

O vídeo acima apresenta de forma geral o conceito, o contexto histórico no qual estava inserido, alguns dos principais artistas e algumas obras associadas ao movimento denominado de pop art.

Introduz com o surgimento do movimento no ano de 1952 na Inglaterra, aonde um grupo de artistas buscavam inspiração no mundo ao seu redor, mundo esse que era dominado pelo pensamento otimista que veio com o período pós guerra. A população começou a ter acesso facilitado a cultura, como a televisão, jornais, moda, música e principalmente a publicidade. O termo pop art foi criado pelo critico de arte Lawrence Alloway, e uma das primeiras obras do movimento é denominada de ‘’ O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes ‘’, obra essa que tem todos os elementos possíveis da cultura de massa, e consequentemente faz grande alusão a pop art.

Logo em seguida, destaca dois dos artistas que mais se destacaram na pop art, Andy Warhol e Roy Lichtenstein. Warhol entende profundamente a sociedade de consumo e o fascínio pelos produtos que dominavam a época, e com isso produz uma das obras mais famosas da pop art, a ‘’ Latas de sopa Campbel ‘’. Já Lichtenstein era muito conhecido por ter um estilo de arte muito característico, fazendo o uso do estilo cartunesco que era utilizados nas histórias em quadrinhos.

Latas de Sopa Campbell (1962) de Andy Warhol
Garota se Afogando (1963) de Roy Lichtenstein

II. Visão geral da Pop Art no Brasil

Apesar de ter sua origem na Inglaterra e mais tarde ter se propagado para os Estados Unidos, a pop art teve forte influencia no Brasil, sobretudo na década de 1960. O movimento se popularizou no Brasil em plena ascensão da ditadura militar, devido a esse fato, o movimento adquiriu forte aspecto politico. Em quanto nos Estados Unidos o foco do movimento era a critica a cultura de massa e o consumismo, no Brasil ele era utilizado como um movimento de oposição. Por aqui, o movimento era muito menos organizado, fazendo o uso de materiais reutilizados em conteúdos impressos fazendo criticas à tortura e à violência propagadas pela ditadura e também reflexões ao cotidiano e movimentos sociais.

Alguns dos principais nomes do movimento no Brasil são Antonio Dias, Rubens Gerchman e Claudio Tozzi, marcaram a historia da arte, produzindo trabalhos repletos de criticas ao governo, opressão, sociedade e ao próprio mercado da arte. No Brasil contemporâneo um dos destaques na área é Romero Britto, que apesar de fazer uso da estética da pop arte, não usa o movimento para fazer críticas sociais.

Mona Cat (2004) de Romero Britto

III. Conclusão

Por fim, podemos concluir que a Pop Art foi um movimento de extrema importância no mundo, e até hoje suas influencias podem ser notadas. Os artistas desse movimento trabalhavam com cores vivas, inusitadas e massificadas pela publicidade. A Pop Art buscava evidenciar a crise da arte do século XX por meio de um retorno à arte figurativa. Fazia um bom contraponto ao expressionismo abstrato e ao hermetismo da arte moderna.

--

--

NICKOLAS PEREIRA SILVA
Arte em Debate
0 Followers

Aluno do curso de Jornalismo, na Universidade Federal de Juiz de Fora