Videoarte- Conceito

ISADORA BOMTEMPO SOARES
Arte em Debate
Published in
3 min readMar 3, 2021

A Videoarte é a arte da aglutinação de cinema, tecnologia, televisão e arte para se produzir obras de uma forma inovadora. A utilização da televisão e do vídeo representaram uma nova forma de fazer artístico.

Essa forma de arte foi criada no fim dos anos 60, onde é a tecnologia ficou mais barata, possibilitando que assim fosse usada pelos artistas visuais.

Obra: “Mirage Stage”, de Nam June Paik (Foto: Kristina García / Museu Reina Sofia)

No Brasil a Videoarte segundo Arlindo Machado em seu livro ‘’Made in Brasil — Três Décadas do Vídeo Brasileiro’’ começa por volta de 1960–70, com artistas usando equipamentos simples. Já em 1980 os artistas com equipamentos melhores, trouxeram obras com vídeos independentes e engajados socialmente, fazendo uso da televisão. Em 1990 aproveitando toda a bagagem passada os artistas fazem mais estudos e obras sobre a produção do vídeo na arte realmente.

Hoje em dia, é possível ver essa forma de arte em vários shows famosos que usam telões de LED interagindo com a apresentação.

Telão de: Fabio VJ Notívago (especialista em audiovisual, manipulação de imagens ao vivo e artes visuais em movimento)

O conceito de videoarte é complexo de se definir, já que podem existir várias possibilidades para se a fazer, seja usando câmeras, computação gráfica, vídeo ou montagens e até outras formas tecnológicas.

Essa forma de arte procura recolocar a arte em uma nova perspectiva, com foco na arte e espaço físico e toma como importante o ponto de vista do observador para a arte, convida-o para participar ativamente da obra. Usa cores, luz, sombras, valorizando uma multiplicidade de olhares e interpretações.

Google Imagens- Videoart

O primeiro artista que retratou a arte com essas características foi Nam June Paik, em 1968 fazendo arte com pequenas telas de TV. Além dele outros artistas também construíram obras importantes como: Nam June Paik, Wolf Vostell, Joseph Beuys e Bill Viola.

A criação artística desse movimento tematizou a respeito de vários assuntos, como o mundo, as tecnologias, e a realidade urbana por exemplo, inovando no fazer artístico.

Referências

MACHADO, Arlindo. As linhas de força do vídeo brasileiro. In.: MACHADO (org.) Made In Brasil. Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2007. Acesso em: 02/03/2021

VIDEOARTE . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3854/videoarte>. Acesso em: 03 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978–85–7979–060–7 Acesso em: 02/03/2021

VIDEOARTE. Disponivel em: <https://cinemacomunicacaoetecnologia.wordpress.com/2014/05/16/videoarte/>. Acesso em: 02/03/2021

Vamos falar sobre Videoarte? Disponivel em: <https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10765_VAMOS+FALAR+SOBRE+VIDEOARTE>. Acesso em: 02/03/2021

--

--

ISADORA BOMTEMPO SOARES
Arte em Debate
0 Followers
Writer for

21 anos. Cursando jornalismo atualmente, na Faculdade Federal de Juiz de Fora