Como uma mineradora ganha dinheiro

ARTHUR Team
ARTHUR Mining
Published in
4 min readFeb 3, 2022

Falar de bitcoin hoje, implica em explicar o que é e como funciona a mineração dessa moeda. No entanto, mutias pessoas ainda tem dúvidas sobre esse processo e como se ganha com isso.

Inicialmente a mineração de bitcoins era acessível para todos, mas ao longo do tempo o custo dessa operação aumentou e agora a maneira mais viável é montando uma operação de larga escala.

Embora o processo seja conhecido por muitos, pairam dúvidas de que forma os mineradores são recompensados e de qual será o futuro da mineração quando todos os bitcoins forem minerados.

Como funciona a mineração de bitcoins

As mineradoras de bitcoin funcionam como se fossem produtoras de commodities, neste caso, produtoras de uma commoditie digital.

Os mineradores precisam demandar poder computacional para a rede bitcoin, a fim de gerar novas moedas. Esse processo garante a entrada de novos ativos no mercado, além de fortalecer a rede.

Quanto mais pessoas fizerem parte desse sistema, mais descentralizado e seguro ele fica. No entanto, é uma competição tecnológica e matemática, onde quem tiver mais poder computacional na rede, consegue resolver primeiro os cálculos matemáticos proposto por esse sistema.

O resultado deste cálculo matemático é chamado nonce. Para encontrar o nonce, o minerador realiza uma prova de trabalho (Proof — of — Work) e o que tiver mais hashrate (poder computacional) possui vantagens.

Para isso, produzir mais hashrate significa maior gasto de energia e investimentos em infraestrutura, e entender como funcionam esses gastos e como eles afetam os investimentos é essencial para compreender como, apesar de tantos gastos, uma mineradora ganha dinheiro.

Custo industrial da mineração

A mineração é um negócio industrial, portanto exige gastos com infraestrutura, CAPEX e, principalmente, energia.

Para que a mineradora consiga obter lucros nesse processo, os custos industriais da operação devem ser os menores possíveis. Logo, aqui vão algumas características de como montar uma estrutura eficiente e barata:

  • Energia

A energia é o principal setor de investimento. Estima-se que os gastos com energia fiquem em torno de 80%.

É preciso buscar lugares onde a energia seja barata e as fontes sejam renováveis, pois os custos são menores e o impacto é menos agressivo ao meio ambiente.

  • Maquinário

As máquinas de mineração de bitcoin, chamadas ASICs, possuem algoritmos específicos para essa atividade, que não é viável ser realizada mais com GPU. No entanto, ASICs são caras.

Além disso, as máquinas também envolver o uso de um sistema refrigerador, pois os equipamentos esquentam muito, dissipam muito calor e precisam manter uma temperatura agradável para que não sejam afetados tecnicamente.

Hoje a estrutura de operação mais utilizada é a ventilação por coolers de ar, mas outras alternativas, como a “mineração imersiva” tem chegado no mercado. A mineração imersiva trará benefícios, como redução do impacto ambiental, barateamento dos gastos energéticos, além de prolongação da vida útil das máquinas.

  • Infraestrutura

Sendo assim, a infraestrutura também deve ter um custo pequeno, por isso as estruturas de Data Center, que comportam as máquinas muitas vezes são conteinerizadas.

Essa infraestrutura tem custo menor e pode ser facilmente realocada para outra região, caso seja necessário. Evitando, assim, o gasto com a reconstrução de um outro Data Center.

Ganho com geração de bitcoins

Logo, tendo em vista que a maneira mais viável de minerar é realizando uma produção de larga escala barata, o ponto-chave do ganho dos mineradores é na atividade em si.

Como a mineração é um processo de recompensas, os mineradores que entram os nonces ganham os novos bitcoins do bloco e o valor das taxas de transação contidas naquele bloco.

Hoje as taxas de transação correspondem a cerca de 5% da receita dos mineradores, enquanto a recompensa pela emissão de novos blocos é de 95%. Logo, para ter retornos positivos de mercado, é preciso gerar esse poder todo de forma barata.

Pelo bitcoin se enquadrar como uma commoditie digital e, portanto, seguir a mesma tese das commodities, o preço que este bitcoin é vendido pelas mineradoras deve ser o preço de mercado. Não é a mineradora que escolhe por quanto vender o bitcoin.

Empresas de mineração públicas

Outra forma de a mineração ganhar dinheiro é a empresa se tornando pública. Atualmente várias empresas de mineração já estão listadas na bolsa e recebem aportes de grandes gestoras.

Os investidores mais tradicionais geralmente investem na empresa antes do IPO da mesma. Então Familiy Offices, Private Equitys, Venture Capitals, entre outros, participam das rodadas de investimento das empresas.

A relação percentual do crescimento da empresa em relação ao ativo (Beta) é maior com a mineração de bitcoins. Nesse sentido, a principal empresa listada hoje, Marathon (NASDAQ: MARA) possui um beta de 9% em relação ao bitcoin. Portanto, se o bitcoin cresce em preço de mercado 2%, as ações da MARA crescem 18%.

Com isso, as mineradoras acumulam capital que será reinvestido na mineração, haja vista que é um negócio de crescimento e competição, portanto, é preciso um crescimento industrial constante.

Este artigo foi escrito por:

Rudá Pellini (Co-Founder and President at Arthur Mining) & Ray Nasser (CEO of Arthur Mining).

--

--