Pacifismo e Culto(s)

Biologo de Araque
ArtPensante
Published in
4 min readJan 31, 2017

A sociedade ocidental moderna é provavelmente a sociedade que mais pessoas atingiu na história da humanidade, não por ela ser melhor ou mais próspera, mas creio que nunca nenhuma sociedade conseguiu ocupar uma área tão grande e com uma densidade populacional tão grande. E pensando nisso comecei a pensar:

Quem são os heróis desta sociedade?

Alguns nomes pipocam na minha cabeça, nomes reverenciados mundo afora, pelo menos nunca vi um país encaixado na sociedade indo-europeia.
que hoje chamamos de ocidental apesar de incluir países como a Austrália e Nova Zelândia , enfim, não quero hoje discutir o mérito do nome sociedade ocidental.

Martin Luther King
Mahatma Gandhi
Nelson Mandela

Na minha cabeça surgem esses nomes como heróis inquestionavéis da sociedade moderna e vejo também como minha cabeça pode ser moldada por quem sou e quem me rodeia. Não sei se todos lendo isso olham essa listinha e concordam mas eu identifico algo muito relevante para a minha pessoa, primeiro que muita gente que admiro sei de certeza que vão aparecer pessoas xingando elas, desde Simone de Beauvoir a Trotsky , eles eu já fui informado que não foram pessoas perfeitas. Já os outros, as vezes parece heresia na nossa sociedade falar mal deles.

Sinceramente, não creio em pessoas perfeitas ou em heróis e heroínas. Porém nossa sociedade constrói eles e constrói eles para manter um status quo.

3 nomes, o que esses três tem em comum, foram homens revolucionários que ficaram famosos por lutar contra um sistema de opressões de forma pacífica.
E aqui começamos a ter um problema: já perceberam que hoje na nossa sociedade responder com violência a uma injustiça é visto como algo pior que a injustiça em si?
Se nossos heróis inquestionavéis sempre deram a outra face..então nós devemos seguir o exemplo.

Essa lógica permeia tudo hoje em dia, protestos do grupo “Black Lives Matter” nos EUA são marcados todos por violência policial e prisões e agressões mútuas, em que a narrativa social muitas vezes é de que os protestantes foram longe demais, esqueçamos que o movimento negro dos EUA é possivelmente um dos mais pacificistas no mundo e que muitas vezes é a polícia que inicia o confronto. Um protesto da esquerda brasileira hoje em dia é marcado pelos mesmos problemas e temos a mesma questão. Muitas vezes a violência se inicia por ação policial. Nem sempre é assim, óbvio, e claro a violência pode iniciar por qualquer lado. Mas porquê a presença inerente de violência consegue desligitimar um movimento? Uma injustiça deixa de ser uma injustiça só porque quem sofre respondeu de forma agressiva?

Nossa narrativa heróica hoje é uma de sofrimento, de Jesus a Mandela, é essa a ideia que se têm da forma certa de lutar contra injustiças. O pacifismo é um dos cultos da religião que domina o século XXI: o capitalismo.
O pacifismo só serve pra manter a estrutura capitalista dominante no lugar. E desde crianças nos ensinam isso.

Vou abrir um parênteses para uma pequena história: Quando eu era criança na escola primária , sofria muito bullying, assim, agressões verbais eram a base do meu dia a dia. Todo dia eu tinha que ouvir uma agressão verbal, por ter um fenótipo que muita gente erradamente associa com o árabe então eu sofri mais bullying ainda pós 11 de Setembro. E sinceramente, eu retaliava com violência, não era uma criança falativa e não tinha criatividade pra responder, por uma diversidade de fatores que hoje identifico mas na altura não sabia explicar. E sempre, mas sempre é mesmo a palavra certa, que eu iniciava uma agressão , vinham as professoras da escola, separavam a gente e perguntavam o que tinha acontecido, e eu explicava…E sempre a resposta era: Ele fez errado mas tu perdeste a razão porque agrediste ele. E eu era castigado. E quem diariamente me antagonizava não sofria represália nenhuma. Hoje consigo ver que não, eu não tinha perdido a razão, eu estava errado em agredir outra pessoa mas ao mesmo tempo a razão não é uma bola que a gente passa de uma pessoa para outra, o castigo deve ser aplicado em relação ao crime. E agressão psicológica é tão grave quanto uma agressão física (se não for mais).

Enfim, esta história para mim desenha um paralelo muito forte com as questões que hoje vemos, voltando aos protestos do “Black Lives Matter” , a narrativa principal adotada pela mídia hoje é que devido aos protestos ocasionalmente terem violência então a discussão se transforma toda em volta da natureza do protesto. E não na verdadeira questão que é o racismo ainda hoje presente na sociedade ocidental como um todo.

Enfim, não apenas isso como recomendo a todos que estudem a história dos seus heróis pois posso já aqui dizer que nenhum dos 3 grandes heróis que falei foram homens perfeitos, até porque não existem pessoas perfeitas e todos eles cometeram erros graves nas suas vidas. E questiono porquê idolatramos King mas Malcolm X era um indigente perigoso, porquê idolatramos Mandela mas Oliver Tambo só é lembrado como presidente do ANC , porquê falamos de Mahtma Gandhi mas Indira Gandhi nunca é mencionada fora de ambientes com pessoas de origem indiana.

O pacifismo tem se tornado cada vez mais um problema. E é preciso perceber o quão profundo isso está na nossa educação. Se é preciso quebrar um sistema opressivo e nocivo para a humanidade. Então precisamos reconhecer que isso não acontece de forma pacifica. E não vai ser da forma que eles querem.

--

--

Biologo de Araque
ArtPensante

Estudante de Conservação e Educação, escrevo pequenos textos em inglês e português para ver como relacionar esses temas com a economia e um novo modelo de mundo