Solidão

Biologo de Araque
Feb 23, 2017 · 3 min read

Não é apenas estar sozinho, o mais preocupante para muita gente que se sente sozinha é que por mais que se esteja rodeado por milhares de pessoas,existe uma permanente sensação de que o mundo nos deixou para estarmos sozinhos. Sempre.

Não interessa onde estou. Me sinto sozinho quase sempre. Muitas vezes nem me importo, na verdade passo muito a sós e a minha presença é suficiente para mim mesmo.
Porém as vezes me sinto só. Não preciso estar sozinho para isso, talvez essa seja a coisa mais difícil de entender. Mas em vários momentos, mesmo que esteja com pesoas que gosto, sinto que ninguém me entende. Que a solidão será minha sina eterna.

Associo muito essa solidão com duas coisas, a primeira que me vêm a cabeça é que ela é apenas mais um sintoma da depressão com a qual lido desde que tenho 18 anos (pelo menos a primeira vez que me lembro de realmente passar mal com depressão) , tenho hoje quase 25 e sinceramente não creio que algum dia deixarei de ser depressivo. E talvez a solidão realmente seja apenas mais um sintoma, mas sintomas de depressão , cada um deles tem que ter uma origem, na mente. É assim que lido com a minha depressão pelo menos. E só dizer que me sinto sozinho sempre não é suficiente, até porque raramente isso acontecia nos meus outros surtos de depressão.

Pois bem, ai que entra a segunda coisa que me vêm a cabeça, quem eu sou hoje VS que eu era antes de viver 5 anos fora de casa. E o quanto isso me afetou. Hoje o que vejo é que por mais que eu nunca tenha realmente me sentido em casa aqui. Ao mesmo tempo não consigo me imaginar voltando a sociedade moçambicana e aceitar tudo que ela é. Muita coisa me incomoda, valores que parecem simples e práticos lá para mim são deturpações e irrazoaveis. Da mesma forma que aqui não consigo aceitar a sociedade como um todo e até em grupos de amigos sou visto como uma pessoa problemática. Lá acontecerá o mesmo, sinto isso.
E talvez vá além disso, porque sentir que ninguém te entende é o primeiro passo para que venha outra sensação que começa a deixar o coração vazio: A sensação de que no teu mundo nunca irá existir uma pessoa que te complemente.

E como eu sou uma pessoa depressiva e que pensa demais entram outros problema além desse assim que penso sobre isso, começando com o me sentir superficial por me preocupar com isso num mundo em que deveria ter tantas coisas mais importantes para me preocupar. Logo depois passa pela minha cabeça que além disso essa sensação com o tempo vai se estender a toda minha vida, pois não sei gerir bem meu tempo e as pessoas vão cada vez mais se afastando de mim. O que aumenta a minha sensação de não ter valor para ninguém.

Enfim, me sinto sozinho no mundo e por me sentir sozinho entro em isolamento social e por estar em isolamento me sinto como se sempre será assim a minha vida. É quase um ciclo vicioso. Só sei que sempre me sinto só mas espero que um dia passe isso.

ArtPensante

Jovens com pensamentos a compartilhar de forma artistica e vontade de se expressar num meio de livre acesso e que permita expresssar trabalhos curtos e com mensagem sobre nossas ideias.

Biologo de Araque

Written by

Estudante de Conservação e Educação, escrevo pequenos textos em inglês e português para ver como relacionar esses temas com a economia e um novo modelo de mundo

ArtPensante

Jovens com pensamentos a compartilhar de forma artistica e vontade de se expressar num meio de livre acesso e que permita expresssar trabalhos curtos e com mensagem sobre nossas ideias.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade