Pela segunda vez seguida, um brasileiro estará no time campeão da NBA

Elenco dos dois times que disputam as séries de jogos das finais da liga americana de basquete contam com jogadores brasileiros

O jogo foi acompanhado por torcedores curitibanos. 
(Foto: Helena Salvador)
Reportagem: Helena Salvador
Edição e pauta: Artur Lira

Em uma Oracle Arena lotada de torcedores de camisa amarela, o time da casa começou perdendo para o Cleveland Cavaliers de Lebron James. No segundo quarto o Golden State empatou e faltando quatro minutos para o intervalo, virou o jogo com os passes rápidos e o jogo em grupo, nesse momento o brasileiro Leandrinho ajudou o Warriors a entrar no segundo tempo com uma vantagem de três pontos.

Apesar de ter avançado no terceiro quarto com a força de ataque da dupla Lebron James e Kyrie Irving o Cleveland perdeu o foco no último quarto, quando o armador Stephen Curry levou o time de Oakland para os acréscimos com um placar de 96×96. Sem pontuar até os últimos segundos do quinto tempo, o Cavaliers perdeu o jogo e desperdiçou os 44 pontos de Lebron James durante a partida.

Rafael Fernandes de 16 anos, torcedor do Cleveland Cavaliers lamentou a derrota do time, ” O jogo foi disputado mas o time dependeu muito do Lebron” ele destaca que ” o time do Cavaliers está com déficit de jogadores machucados, não só o Verejão como possivelmente o Irving”.

Brasileiros na NBA

Independente do resultado dos próximos jogos — as finais da NBA são disputadas no esquema “melhor de sete”- um brasileiro vai ser campeão do maior campeonato de basquete do mundo. No ano passado o blumenauense Thiago Spitter fez história ao se tornar o primeiro jogador brasileiro campeão da liga defendendo o time texano do Santo Antonio Spurs.

Na próxima semana, a decisão de quem leva o título vai movimentar não somente os estados americanos da California e de Ohio como também Espirito Santo e São Paulo. Anderson Varejão, natural da cidade de Colatina, começou sua carreira defendendo o time paulista de Franca, e em 2004 passou a defender o Cavaliers. Já Leandrinho Barbosa, nascido na capital paulista, se destacou no time de Bauro e em 2003 foi contratado pelo Phoenix Suns. Agora, disputa as finais jogando pelo Golden State.

A participação de jogadores na Associação Nacional de Basquete americana começou em 1988 com o curitibano Rolando Ferreira Júnior que foi campão pan-americano com a seleção brasileira em 1987. Hoje, participando em campeonatos veteranos pelo Brasil e lecionando na Escola Internacional de Curitiba, Rolando Júnior avalia a participação de brasileiros nas finais da NBA de 2015 como uma motivação para os jovens torcedores brasileiros passarem a acompanhar os campeonatos nacionais:

“O basquete brasileiro tem vivido nos últimos anos uma carência de ídolos e estes jogadores irão preencher esta lacuna. Só espero, que um dia, um brasileiro seja protagonista dos jogos, aí sim nosso basquete irá crescer assustadoramente”, declara o professor.