África do Sul
A África do Sul está situada no extremo sul do continente africano e é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico. É um país com etnias variadas, sendo sua população 79% negra; 9,6% branca; 8,8% mestiço, e 2,6% asiáticos/indianos. Além disso possui 11 línguas oficiais, sendo algumas delas o inglês (língua dos seus colonizadores, os europeus) e os dialetos maternos Zulu, Xhosa e Africâner.
A cidade que visitei da África do Sul, foi Joanesburgo. Considerada a cidade mais populosa. Antes de chegar lá, já tinha uma ideia pré-definida de como seria, já imaginei uma savana bem grande, animais e muita pobreza. Imaginei isso por ter ido a um país próximo dali (Moçambique) que era extremamente pobre e a população de lá, tinha uma qualidade de vida bem precária.
Porém, quando cheguei na cidade de Joanesburgo, encontrei algo totalmente diferente. Joanesburgo é praticamente “Os Estados Unidos” do continente africano, no sentido de ser muito moderna e “esconder” a pobreza em lugares distantes dos locais turísticos.
PORQUE IR PRA LÁ?
Além das suas paisagens exuberantes, a África do Sul possui diversos locais de turismo interessantes, como:
RHINO AND LION RESERVE
Tive a oportunidade de participar desse safari, você faz todo o trajeto com o seu próprio carro no meio das reservas de cada animal. Além disso, você pode visitar o berçário, e pegar no colo e fazer carinho em filhotes de leão, por exemplo.
MUSEU DO APARTHEID
Se você estudou um pouco da história da África do Sul, deve saber que o país viveu sob o regime de segregação racial — Apartheid — por 46 anos. Esse museu, mostra um pouco como a população negra sofreu com esse regime, e o que tudo isso causou ao país como um todo.
Ademais, o país é cheio de praias lindas e é rico em vinícolas, ou seja, o vinho lá é mais barato, comparado com o preço exarcebado que pagamos aqui no Brasil. E é um lugar que vale a pena conhecer, além de enriquecer o nosso repertório em relação a cultura e história do país.