Descobrindo a Polônia - As artes de viajar

Fonte: Zoom me

Hoje vamos viajar para Posnânia, um dos principais destinos na Polônia. E, também pela história da minha família, que me inspirou a escolher este destino.

A Polônia está localizada na Europa Central e tem cinco cidades consideradas como principais do paíse, como a capital Varsóvia, Lódz, Cracóvia, Gdansk e Poznan. É considerado o 9 ° maior da Europa, a sua área é de 312.679 Km ° e uma população que chega a 38, 5 milhões.

O Clima da Polônia é considerado temperado e invernos extremamente rigorosos, principalmente com regiões que fazem uma divisão com os países mais gelados. O verão é marcado por muita chuva e considerado uma das estações mais curtas do ano.

Fonte: Pixabay - JamesQubez

É um país com uma vasta cultura e uma economia de grande valor para a Europa. Desde 2004, uma Polônia faz parte da União Europeia e foi o único país a não enfrentar a Crise econômica Mundial, marcando um crescimento positivo durante essa crise. Além disso, os setores econômicos que mais ajudam na economia do país, são as indústrias do ramo de alimentos, fábricas de transporte e máquinas. Já na agricultura, é um país que gera uma grande produção de batatas, centeio, trigo e derivados de leite. Além de praticar a produção de carnes suínas, aves e ovina.

Fonte: PXhere - Banco de imagens

Na cultura, sua moeda de circulação é o Zloty, que tem o valor quase igualitário a moeda brasileira e seu idioma é Polonês, mas uma grande parte da população fala Russo, como segunda língua. Nos últimos anos o Alemão e Inglês tiveram um grande crescimento no país.

Suas tradições, músicas de poesias e uma gastronomia que encanta a todos, retratam um país rico em costumes e tradições. Uma das tradições que marcam sua história é a produção das famosas "Pisankis", ovos pintados durante a páscoa e o "Pierogi", um pastelzinho feito de massa recheada.

Já na Literatura, o país tem um destaque na poesia, com uma escritora Wislawa Szymborska que em 1996, ganhou o prêmio Nobel de literatura e é reconhecido por mais de 36 países, através de seus textos, inclusive no Brasil. Alguns de seus maiores poemas já foram publicados em revistas no país e principalmente pela Piauí.

POZNAN

Poznan, ou simplesmente Posnânia é uma das cidades mais importantes da Polônia. Ela é responsável por sediar grandes empresas voltadas ao transporte, criação de automóveis e tecnologia. Além disso, é a região que mais movimenta a economia do país.

A cidade é considerada “Cidade Irmã “ de São José dos Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Essa ligação é devido o grande número de imigrantes encontrados na cidade, e principalmente na Colônia Muricy fundada por Poloneses.

O ponto turístico de Posnânia que mais se destaca, encontra-se no centro da cidade, ou praça do mercado, no qual está localizado o Museu Histórico de Poznan, antiga sede da Prefeitura e as muralhas velhas que cercavam a fortaleza da segunda guerra.

Enfim, você já chegou até aqui pensando no vínculo da minha família com Posnânia, acertou se pensou na Colônia que citei agora pouco.

Os Meus Tataravôs Maternos, por parte do meu avô são moradores pioneiros da Colônia Muríca, que estão localizados em São José dos Pinhais. Do casamento, eles tiveram sete filhos, cinco homens e apenas duas mulheres, Benedicta e minha Bisavó Leocádia.

Em 1909, minha bisavó casou-se com um alemão chamado Francisco Defferte, e desse casamento, nasceu o meu avô.

Diante disso, os meus tataravôs por parte de avó, vieram da Posnânia e terminaram também na Colônia Muricy. O meu bisavô Estefanio Liszewski casou se com Amélia Borganika e tiveram quatro filhos, sendo três homens e apenas uma mulher, a minha vó.

Fontes:

https://prioste2015.files.wordpress.com/2015/03/wislawa-szymborska.pdf

Wislawa Szymborska

http://www.portalpolonia.org/default.htm

http://brasilia.msz.gov.pl/pt/

https://pt.portal.santandertrade.com/analise-os-mercados/polonia/economia

Like what you read? Give Kamilla Deffert a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.