Grécia: viagem pela história

José Renaldo
As Artes de Viajar
Published in
2 min readJun 14, 2019

Para quem planeja viajar, escolher um destino pode ser extremamente complicado — pricipalmente para os indecisos — , isso, por conta dos infindáveis lugares pelos quais pode-se optar. Sete continentes, 193 nações, arquipélagos, mares, transporte por terra, ar, água, efim… as possibilidades são muitas; basta saber qual seu objetivo e arrumar as malas — sim, eu sei, há outras etapas menos instigantes antes disso, mas não cabe falar aqui. Seja qual for o propósito, a experiência será marcante — isso inclui as más experiências também, pelo menos você terá história pra contar não é mesmo?!

Um dos fatores que levam muitos a colocarem o pé na estrada é o valor histórico proporcionado por umaa viagem a outro lugar — que é o meu caso, diga-se de passagem — , e se há um destino onde isso está presente, esse destino é a Grécia. Um dos berços da civilização, até hoje sua memória é lembrada, conservada e exautada pelo mundo.

Nesse país o turismo é abundante devido a vasta beleza natural das regiões litorâneas, banhadas pelos mares Egeu, Jônio e Mediterrâneo, cercadas por encostas montanhosas, onde água e terra se encontram, sem contar as praias paradisíacas do arquipélago helênico. No entanto o que realmente se destaca são as construções e ruínas de cidades antigas, como Atenas. É certo que são destroços de uma civilização antiga, mas carregam nas estruturas milenares — o que já é por si só algo impressionante — todo o peso da cultura ocidental da qual estamos inseridos. Cultura refletida nas artes, esportes, ciências das mais diversas naturezas, organização social.

No solo helêno se faz presente parte da história humana, pisar nessa terra é revisitar o passado, dialogar com seus fundadores, sentir o prestígio de fazer parte da jornada humana até os dias de hoje.

--

--