OS MISERAVEIS — Ajudando a Entender Conflitos na França

Jhonatan Henrique de Paula
As Artes de Viajar
Published in
3 min readMay 20, 2018

--

Primeiramente, a bandeira Francesa é composta por três faixas onde no centro se encontra o branco que é a cor da realeza, enquanto o azul na esquerda e o vermelho na direita, são as cores da revolução. Juntas, elas têm o sentido de união entre povo e monarquia.

Cores da Bandeira da França

Mas no passado não era bem assim. Vitor Hugo, em um de seus livros chamado de Os Miseráveis. História que acontece após a Revolução Francesa, quando o povo tirou a monarquia do poder! E a Batalha de Waterloo em 1815.

Conta o caminho de Jean Valjean, um ex-forçado, que ficou preso durante 19 anos. E vive uma vida de redenção, após ser perdoado por um Bispo. Com isso, anos se passam, e novos personagens aparecem, como:

Cossete, filha de Fantine que vêm a falecer. Passa a ser cuidada por Valjean e o mesmo passar a reconhece-la como filha;

Marius, filho de um guerrilheiro de Waterloo, mas foi imposto a conviver com o Avô Gillenormand qual era a favor da monarquia;

Javert, policial que busca sempre cumprir a lei, e passa a percorrer Valjean, por esconder seu passado e não se apresentar a Justiça.

A Liberdade Guiando o Povo — Eugène Delacroix

BATALHA DE WATERLOO — 1815

Teve início em 18 de Junho de 1814 em Waterloo (Bélgica) e foi um combate decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas, austríacas.

Ocorreu durante os Cem Dias de Napoleão, quando juntou as pressas aproxadamente 72 mil homens, batalhando contra o Duque de Wellington com aproximadamente 68 mil homens, compostos de britânicos, neerlandeses, belgas e alemães, antes da chegada dos 45 mil homens do exército prussiano. Napoleão Bonaparte perdeu essa batalha contra a Inglaterra e a Prússia.

Com isso, as potências europeias encerraram o império de Napoleão I, obrigando-o a abdicar pela segunda vez e o deportando para Santa Helena.

Infográfico de deslocamento das Tropas em Waterloo.
Napoleão 1º retorna da Ilha de Elba, Wilhelm Sternberg.

Motins em Paris em — 1832

Lamarque foi um herói do exército de Napoleão Bonaparte. Seu funeral tornou-se o estopim para a revolta de 1832 contra a restauração da Monarquia. Toda essa questão política tivera origem na Revolução Francesa, com a deposição da realeza e a instauração da República.

Após a derrota de Napoleão em Waterloo. A casa real de Bourbon, dos antigos reis franceses, reconquistou o trono. Os partidários de Napoleão e também os republicanos, adeptos das idéias da Revolução, não se conformavam, com isso se deu o início ao confronto entre a monarquia com os protestantes.

Na adaptação de Os Miseráveis, lançado em 2012. Tem uma cena que exemplifica os motins em Paris, além de explorar a interação de Jean Valjean e Marius Pontmercy.

--

--