Rússia: o maior país do mundo

Filippo Tonello
6 min readJun 17, 2019

Com mais de 17 milhões de quilômetros quadrados de área a Rússia, oficialmente Federação Russa ocupa o primeiro lugar na lista dos países com maior área do planeta, ocupando assim 11 dos 24 fusos que existem na Terra. O país está localizado ao norte da Eurasia e conta com 142 milhões de habitantes. A Rússia possui o maior arsenal de armas de destruição em massa do mundo.

E continuando com seus primeiros lugares em várias listas, sua capital Moscou é considerada a maior cidade da Europa, com 13 milhões de habitantes. Por conta dos números de habitantes, a capital russa conta com o sistema de metrô mais movimentado da Europa.

Foi entre os séculos III e VIII que a história do país teve início, a partir de um grupo étnico conhecido como eslavos do leste. Entre 1721 e 1917 ficou conhecido como o Império Russo, o terceiro maior império já existente, por conta de uma grande expansão territorial. Entre 1922 e 1991 a Rússia foi a principal república constituinte da União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). E em 1991, após a dissolução da União Soviética, foi criada a Federação da Rússia.

As temperaturas máximas raramente passam de 25Cº no verão, fazendo da Rússia o país mais frio do mundo. Na sua cidade mais fria, Yakutsk, a temperatura pode chegar a -50Cº. E em outras cidades as mínimas variam entre -8Cº ao Sul e -40Cº ao Norte. Durante o inverno a maioria, dos mais ou menos 120 mil rios, permanecem congelados.

Siberia

Em 1867 os EUA compraram o território do estado do Alasca do Império Russo

Hoje em dia a Rússia é a nona maior potência do mundo e a décima segunda maior economia por PIB nominal. Mais de 80% das exportações russas são compostas por petróleo, gás natural, madeiras e metais. O país está em segundo lugar no quesito corrupção na Europa, em 2006 o marcado para a corrupção passou de 240 bilhões de dólares. A Rússia também possui um desenvolvimento econômico desigual, em que sua capital Moscou é a região que contribui para a maior parte do PIB.

Com grande variedade de paisagens naturais e um rico patrimônio histórico, a Rússia teve um grande crescimento no turismo, fazendo deste o nono país mais visitado do mundo. São mais de 160 grupos étnicos e povos indígenas que contribuíram para a diversidade cultural dos russos.

A culinaria russa è serve quase sempre pratos quentes, devido as baixas temperaturas do país. Um exemplo são as sopas e os pratos de carne, muito populares no territorio. O Borscht é uma sopa que tem as suas origens na Ucrânia, mas é igualmente popular na Rússia. Ela tem uma cor roxo/vermelha distinta porque é feita com beterraba, tomate, cenouras e batatas. Na Rússia, o Borscht é sempre servido quente. Um outro prato classico è o Frango á Kiev. É um prato que consiste de peito de frango desossado e recheado, que depois é frito ou cozido. Apesar do nome, uma alusão à cidade de Kiev, o prato foi criado em Moscou. O frango pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo, entre outros ingredientes.

O Frango á Kiev

A literatura Russa é reconhecida no mundo como umas das mais importantes dos últimos 2 séculos e a mais inovadora entre a literatura moderna. Muitos foram os escritores que começando pelo Romantismo inovaram a literatura russa como Puškin ,Gogol’, Dostoevskij, Tolstoj e Čechov entre os demais. Entre eles o nome Tolstoj se ressalta graças a algumas obras que se tornaram fundamentos da literatura russa: Anna Karenina (1877) e Guerra e Paz (1865). A grande literatura da Rússia começa com Alexander Pushkin que é considerado o fundador da literatura russa contemporânea. Mas é na segunda parte do século XIX que a literatura ganha um grande destaque mundial com os autores Lev Tolstoj e Fedor Dostoevskij. Com a URSS, a literatura é muito condicionada sob o poder comunista; muitos escritores foram exilados para o oeste, outros condenados ao Gulag.

Tolstoj. Foto orignal a cor tirada em 1910 pelo Prokudin-Gorsky

A Rússia foi o primeiro pais do mundo a enviar um objeto, um ser vivo e uma pessoa no espaço. Sempre foi utilizada a base espacial conhecida como Cosmodromo de Bajkonur em Cazaquistão. O primeiro objeto foi o satélite Sputnik 1, em 1957. O satélite presentava-se como um globo metálico com 4 antenas no perímetro. Depois do Sputnik, somente a un mes de distancia, houve a primeira tentativa de enviar um ser vivo. A Cadela Laika foi escolhida, a qual ficou famosa por ser o primeiro mamífero enviado no espaço. Infelizmente seu reentro não era previsto, pois o Sputnik 2 não tinha placas de reforço para reentrar na atmosfera. Laika morreu depois algumas horas no espaço. A missão Sputnik 5, que também teve dois pequenas cachorrinhas como equipe, Belka e Strelka, teve mais sorte. As 2 cadelas voltaram para terra, atravessando a atmosfera sem problemas. As missões Sputnik foram importante base de estudo para o desenvolvimento das missões Vostok. Em 1961 o Juri Gagarin na Vostok 1, tornou-se o primeiro ser humano no espaço. A Rússia foi a primeira nação do mundo, antes da dissolução da União Soviética, a pousar uma nave na lua (a sonda Luna 9 em fevereiro de 1966) uma em Vênus (a Venera 9 que chegou em outubro de 1975) e outra em Marte ( Marte 3 que chegou em dezembro de 1971).

Cadela Laika em 1957 durante o trainamento

Outro facto interessante que concerne a Rússia, são as primeiras fotografias coloridas. Foi na Rússia por volta de 1900/1910 que o fotografo Sergej Prokudin-Gorskij experimentou as primeiras fotos coloridas de alta qualidade da história da fotografia. Em 1905, Prokudin-Gorskii concebeu o grande projeto de documentar, com fotografias a cores, a enorme diversidade de história, cultura e avanços do Império russo para ser utilizado nas escolas do Império. Para o seu projecto, o Czar Nicolau II pôs à disposição do fotografo, um vagão de comboio equipado com uma câmara escura e os consumos necessários. Igualmente obteve todas as permissões para visitar áreas de acesso restrito e contar com o apoio da burocracia do Império. Assim equipado, Prokudin-Gorskii percorreu o império entre 1909 e 1915, documentando-o com imagens e dando a conhecer a magnitude deste aos seus habitantes.

Monasterio de São Neil. A foto, tirada pelo Gorsky, é de 1910.

O conjunto de fotos nomeado “Os tesouros da Rússia”, monstra o vida cotidiana e extraordinaria, as paisagens e os rostos russos, 110 anos atrás. O impacto das fotos é incrível: a sensação é que o tempo não tenha passado mesmo, que todos estamos presos na mesma época, ou que as fotos foram tiradas ontem. Fotos de caipiras, nobres, mansões e casa rurais, montanhas, cidade, rios e campos mostram a verdadeira aparência da Rússia, além do estereótipo político e ditatorial.

--

--