Samoa

Yanca Cunha
As Artes de Viajar

--

Localizado no sul do Oceano Pacífico, em uma pequena ilha do continente da Oceania, Samoa é um pequeno país independente, com uma população aproximada de 201 mil habitantes (estimativa 2018), é dividida em 11 distritos e sua capital é a cidade de Ápia.

Tornou-se independente da Nova Zelândia em 1962, após mais de um século de dominação estrangeira e influência. São praticados os idiomas samoano e inglês e a religião predominante é o cristianismo, cerca de 96%. Suas tradições são mantidas, desde história, sociedade e linguagem, acredita-se que é a mais antiga forma de expressão ainda existente. A sociedade tradicional de Samoa é governada por Fa’a Samoa (o Caminho Samoano) — onde a família é importante, o respeito aos mais velhos é extremamente prevalecido e o serviço à sua família é o seu dever. Fa’a Samoa é um sentido para todos os samoanos sobre como levar suas vidas celebrando e abraçando os valores tradicionais, sua cultura e meio ambiente. A hospitalidade calorosa do povo faz parte da cultura e tradição

Estima-se que a cultura e o modo de vida do povo de Samoa têm mais de 3000 mil anos. Em relação a fauna desse pequeno país independente, é relativamente pequena, foram encontrados apenas poucos animais: cobras, lagartos e pássaros. No entanto, a flora de Samoa é muito rica, a floresta que cobre a ilha é exuberante. Muitas plantas e animais são endêmicas de Samoa (não pode ser encontrado em qualquer outro lugar do planeta). É, portanto, a responsabilidade do Estado para manter.

Responsável por aproximadamente 25% do PIB, o turismo é um dos principais fatores econômicos do país, e é um setor ainda em expansão. As principais exportações de Samoa são copra, cacau, banana e café. A agricultura emprega dois terços da população do país e fornece 90% das receitas de exportação. A moeda corrente é o Tala. E a expectativa de vida é de aproximadamente 70 anos.

--

--