Sugar man

Alessandro Guimarães
As Artes de Viajar
Published in
3 min readNov 30, 2018

Os Estados Unidos são o berço do capitalismo, do consumo, das novidades, do cinema, da cultura, do conhecimento, da educação. Um país gigantesco tanto em história quanto em extensão geográfica.Música, cultura, conhecimento, diversidade, festivais são alguns exemplos do que se encontra por lá.

Difícil acreditar que no pais das possibilidades um artista que poderia ter sido um dos maiores do rock mundial na época, acabou trabalhando o resto da vida com construção civil. Rodriguez ou “Sugar man” como é conhecido, é um cantor, compositor e guitarrista, que se apresentava em bares, lugares pequenos da cidade de Detroit nos anos, 60, 70. Os produtores que o assinaram na época o comparavam com Bob Dylan, que era um dos únicos que tinha o mesmo estilo na época, porem com seu Rodriguez não teve sucesso algum nos Estados Unidos.

Rodriguez sempre foi um cara misterioso, estava em todos os corners de Detroit em sua época como artista, tanto que foram criadas varias historias sobre ele, tanto de sua vida como sobre sua morte. Uns falavam que ele não tinha casa, que vivia nas esquinas e bares, tocando suas musicas, outros que se matou com um tiro na cabeça ou ateando fogo em si mesmo enquanto fazia um show em um bar onde sua apresentação estava sendo desastrosa.

Depois disso não se ouviu mais falar sobre aquele homem. Pelo menos era o que se pensava, os sons de Sugar man não fizeram sucesso nos estados unidos, isso é verdade, talvez pelo momento em que se encontrava o pais ou também por seu nome e ele serem latinos. Mas sua musica (ótima musica diga-se de passagem) conseguiu sucesso em outro lugar, na África.

Sugar Man sem esperar e nem mesmo saber estava fazendo um sucesso estrondoso na África, onde se vivia o ápice do apartheid. Sua musica chegou lá através de uma americana que ganhou de presente um dos poucos álbuns vendidos por Rodriguez na américa, porem na África as musicas caíram como uma luva e se espalharam de uma forma muito rápida, muitas outras bandas surgiram na África inspiradas nas canções de Rodriguez justamente pelo momento vivido por eles, a musica em todos os lugares do mundo muitas das vezes tem começo em causas politicas, sociais. E isso fez de Rodriguez um grande nome.

Mas Rodriguez não fazia a menor ideia dessa fama, tanto que em sua cidade natal, (vivo ainda diga-se de passagem) vivia uma vida normal, trabalhando com construção civil. Rodriguez só teve a oportunidade de viver o que ele deveria ter vivido a vida toda (como um artista) e fazer um turnê na África com casas lotadas por causa do premiado documentário “Searching for Sugar man”. Onde africanos, fãs do som desse monstro, que não tinham nenhuma informação concreta sobre o mesmo e foram atrás para descobrir, quem foi e quem é Rodriguez o famoso “Sugar man”

--

--