Episódio 5: Bolo de Cenoura com Nozes

--

Doces são sempre os mais divertidos de fazer! Por que será? Será que a antecipação por comer uma coisa tão boa é maior?

De qualquer forma, essa receita foi sugerida por Gustavo Andrei Almeida, e meu Deus, que bolo! Não me arrependi nem um pouco.

Ingredientes — Massa:

• 400g de açúcar;

• 250 g de farinha

• Meia Colher de Chá de Sal;

• Uma Colher de Chá (Bem cheia) de fermento;

• 355 ml de oleo vegetal;

• 4 ovos;

• 330 g de cenoura ralada;

• 120 g de noz picada (nao precisa ser muito pequeno).

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma redonda e reserve.

Junte o açúcar, a farinha, o óleo e o sal e bata bem. Em seguida, acrescente um ovo de cada vez, batendo a cada adição para a massa ficar bem homogênea. Junte a cenoura e as nozes. Misture, acrescente o fermento e misture novamente.

Coloque para assar por cerca de 1h40min. Fique de olho a partir dos 40 minutos, mas essa receita demora um pouco mesmo.

Bolo no fornoooooo

Ele vai ficar assim:

Favor não notar os ROMBOS que eu fiz ao tentar checar se ele estava suficientemente assado.

Eu achei que ele não fosse ficar laranja já que a cenoura não foi batida, mas até que ficou!

Ingredientes — Cobertura:

• 85 g de cream cheese;

• 60 ml de creme de leite;

• 5 ml de essência de Baunilha;

• 350 g de açúcar de confeiteiro;

• 2 Colheres de Sopa de Achocolatado em Pó ou de cacau em pó.

Modo de Preparo:

Essa cobertura é parecida com a cobertura do Bolo de Cookie, porém ao invés de margarina, é cream cheese. Uma quantidade BEM MENOR de cream cheese e açúcar, diga-se de passagem. E rende bastante!

Bata o cream cheese e o creme de leite. Acrescente o açúcar peneirado, a baunilha e o chocolate e misture mais. Deixe na geladeira enquanto seu bolo assa lindamente.

Quando seu bolo estiver pronto, você vai fazer isso:

bolobolobolobolobolo

Eu ia desenformar, mas eu queria comer, aí tentei desenformar com ele quente e… Falhei. Aí eu cobri ele na forma mesmo. A quantidade da cobertura era suficiente pra cobrir o bolo inteiro, mas como eu só cobri por cima, ficou um metro de cobertura em cada pedaço.

Não que eu esteja reclamando.

Considerações: a receita normal pede canela. Eu não coloquei porque não gosto de canela, mas fique à vontade pra acrescentar a quantidade que quiser!

Blergh

Ele tava quente aí ficou todo mole e quebrado porque essa massa é BEM úmida. Eu recomendo esperar ele esfriar bem antes de fazer qualquer coisa!

Mas FICOU MUITO BOM. Essa cobertura é uma delícia. Eu usei cacau em pó ao invés de achocolatado normal, então ela não ficou muito doce, o que foi ótimo para o bolo que é bastante adocicado. E o cheiro dele enquanto assa é espetacular. A mistura do aroma da cenoura com o das nozes assadas é coisa de outro mundo. ❤

Faça gordices e conte pra mim! Até semana que vem!

--

--