Sofia e Helena

Camila Yallouz
As crianças que me habitam
3 min readMar 3, 2018

Quando conheci Sofia e Helena ainda tinha que perguntar quem era quem… Elas tinham dois anos e me respondiam pacientemente, com um olhar profundo, como quem diz saber muito bem quem são e a que vieram. Quando as vi pela primeira vez, foi há dois anos atrás e eu observava sentada em um cantinho da sala dos pequenos, começando a conhecer Montessori e o encanto que não me deixaria mais.

Elas se encantavam em versar os líquidos coloridos e eu me encantava com a harmonia dos dedinhos e mãozinhas trabalhando com liberdade e uma autonomia toda delas.

Um dia vi uma das duas (ainda não sabia dizer quem), cruzando a sala com muita tranquilidade, usando apenas fralda, saindo pela varanda, cruzando novamente a sala com a mochila na mão, indo até o quartinho de se trocar e voltando com uma nova roupa. Só então foi até uma professora e explicou com um sorriso e as poucas palavras que conhecia: "fiz xixi". Foi um dos primeiros encantos, que fiquei feliz de poder assistir, de Sofia e Helena sendo livres e autônomas com surpresas que só a ausência de pré-ocupações adultas é capaz de permitir.

Sofia e Helena já têm quatro agora e nos re-encontramos na sala dos "mais velhos". Um dia, Helena me pediu para mostrar o material da tabela de adição montessori e eu me sentei ao seu lado. Não demorei muito para perceber que Helena já tinha aprendido a somar sozinha, sem nenhum esforço e como quem se diverte muito. Eu não acreditei naquele encanto que já tinha lido nos livros mas nunca tinha visto acontecer. Nos olhamos sem conseguir conter os sorrisos e eu disse: "Você está somando!". De repente ela parou de sorrir e me disse séria: "A Sofia não conhece esse material", levantou-se e foi chamá-la.

Uma outra vez, Sofia apareceu na sala com as bochechas e mãos sujas de farinha e o sorriso largo de sempre: "Nós fizemos pãezinhos de abóbora para o lanche!". Eu nem sabia do cardápio e ela voltava com a receita pronta.

Helena e Sofia estão sempre espalhando seus encantos pela sala, seja ajudando uma pequena a parear figuras, ou retirando todos os tapetes da caixa para dobrá-los minuciosamente e depois dizer com um sorriso: “Olha como nossa sala ficou linda!”.

descobrindo "um, dez, cem e mil" encantos

Outro dia, encontrei uma princesa de vestido cor de rosa e perguntei quem era. Ela respondeu com o mesmo sorriso paciente de sempre: "Sou Helena". Mas eu respondi, "Eu sei quem você é, quero saber quem é a princesa." Ela me respondeu pensativa "Ah, princesa Aurora." e sorriu.

Sofia chegou logo depois para vestir seu vestido também.

Não importava quais eram as princesas, sei que elas já têm o encanto.

--

--