Rua Conde Vicente de Azevedo

As ruas têm história

Helen Araújo
As ruas têm história
3 min readJul 7, 2019

--

Conde José Vicente de Azevedo, ca. 1930. Acervo Museu Vicente de Azevedo.

Desde o ano de 1889 o Ipiranga apresenta em sua Colina ideias concretizadas por José Vicente de Azevedo. A primeira linha de bondes puxados a burro (que deu origem a meios de transporte mais modernos), ruas de quadras bem desenhadas, uma larga avenida, uma vila operária… e as instituições centenárias de assistência social e educacional, mantidas por membros da Igreja Católica.

Hoje seu nome figura em um braço da Avenida Nazaré, região central dos terrenos comprados por José Vicente para ajudar aqueles que não tinham suficiente amparo pelas políticas públicas de seu tempo.

Em 1965 passa a existir a Rua Conde Vicente de Azevedo, por decreto do Prefeito José Vicente de Faria Lima, a partir de um pedido feito pelo casal Furio Franceschini e Maria Angelina Vicente de Azevedo Franceschini. Maria Angelina, que é a filha mais velha do Conde, faleceu poucos meses depois dessa última homenagem ao pai.

Rua Conde Vicente de Azevedo, Ipiranga.

A petição faz parte dos arquivos do Museu Vicente de Azevedo e foi escrita com o seguinte argumento: já que muitas ruas no Ipiranga homenageiam a Independência e seus personagens (D. Pedro, D. Leopoldina, Paulo Bregaro…) por que não homenagear também José Vicente, que participou ativamente da urbanização da Colina Histórica?

Museu do Ipiranga (Museu Paulista) e Monumento à Independência e Cripta Imperial, Ipiranga.

O casal Franceschini pediu então para trocar o nome da Rua do Monumento para Rua Conde Vicente de Azevedo. Essa solicitação tinha uma justificativa: a antiga Rua do Monumento aludia ao edifício do Museu do Ipiranga, como ponto de referência pela proximidade. Com a inauguração do novo Monumento à Independência às margens do Riacho do Ipiranga no ano de 1922, o nome da rua não possuía mais essa correspondência:

Trecho da petição. Acervo Museu Vicente de Azevedo.

O Prefeito Faria Lima acatou o pedido e a Rua Conde Vicente de Azevedo passa a existir a partir de 21 de maio de 1965.

Essa história foi escolhida para a edição deste mês por um motivo especial: no dia 07 de julho, José Vicente de Azevedo completaria 160 anos! E 130 deles estão ligados ao Ipiranga, bairro pelo qual dedicou toda a sua vida.

Abaixo, um breve documentário onde descendentes narram a vida e a obra do Conde José Vicente de Azevedo no Ipiranga:

Se inscreva no nosso canal!

Você tem curiosidade sobre o nome de alguma rua de nosso bairro? Fale com a gente no Museu!

Tel.: (11) 2215–6900 E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

Museu Vicente de Azevedo

Rua Dom Luis Lasanha, 300 — Ipiranga, SP.

Visita às exposições: de terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00. Grátis!

Atendimento a pesquisadores: sempre às segundas-feiras, com agendamento prévio pelo agendamentomva@funsai.org.br

Helen Araújo, historiadora e técnica em museologia.

Ana Silvia Bloise, museóloga.

--

--