Rua Gama Lobo — Ipiranga

As ruas têm história.

O coronel Antônio Leite Pereira da Gama Lobo, conhecido como Gama Lobo, foi o comandante da Guarda de Honra que, em 1822, escoltou D. Pedro I desde a capital, Rio de Janeiro, até São Paulo, na ocasião do tão famoso Grito da Independência.

Às margens do Riacho do Ipiranga, o então príncipe regente declarou a Independência do Brasil. Mais de sessenta anos depois, Pedro Américo, pintor do século 19, recebeu a encomenda para retratar o evento. O artista precisava, portanto, criar uma imagem de D. Pedro I que inspirasse coragem, nacionalismo e perpetuasse a mensagem do que a monarquia havia feito pelo povo. Para isso, Américo fez minuciosas pesquisas sobre a proclamação e conversou com testemunhas, entre elas, o coronel Gama Lobo.

Escolhendo retratar D. Pedro I acompanhado de uma comitiva de soldados, o pintor cria um quadro repleto de membros da Guarda do Imperador. Graças ao relato detalhado de Gama Lobo e outras testemunhas oculares do episódio, Pedro Américo obteve inspiração para pintar os personagens desse momento histórico. Junto aos outros membros da Guarda do Imperador, o Coronel Gama Lobo está ali retratado. Próximo aos soldados, há um civil usando cartola e erguendo um guarda-chuva. Segundo alguns estudiosos, seria Pedro Américo que se autorretratou no quadro, mesmo nascendo anos depois do ocorrido.

Legenda: 1 — D. Pedro I; 2 — Gama Lobo; 3 — Pedro Américo

Hoje, a famosa pintura está sob a guarda do Museu Paulista. Diante da restauração desse local, a tela não pode ser removida, pois foi chumbada na parede e não passaria pelas portas.

A Rua Gama Lobo, no bairro histórico do Ipiranga, foi nomeada em sua homenagem. Processo nº (149.507/16). Decreto nº 2.688, de 20 de setembro de 1954. Nome anterior: Rua da Redenção.

Rua Gama Lobo no bairro do Ipiranga.

Outras histórias como essa são preservadas no Museu Vicente de Azevedo. Caso tenha curiosidade sobre alguma rua de nosso bairro, fale conosco!

Tel.: (11) 2215–6900 E-mail: museuvicentedeazevedo@funsai.org.br

--

--

--

Conheça a história por trás de ruas do Ipiranga, de São Paulo e região metropolitana que possuem ligação com José Vicente e FUNSAI

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Museu Vicente de Azevedo

Museu Vicente de Azevedo

O MVA é um espaço de divulgação, reflexão e preservação da história da família Vicente de Azevedo, sua obra social em especial no Ipiranga

More from Medium

Gazing at the stars: A deep dive with the Astro Girls founders

How Arugula Affects Your Cardiovascular System. A CytoSolve Systems Biology Analysis.

Anthony Lister Trending In Sydney Media News In 2022

Anthony Lister Trending In Sydney Media News In 2022

3 Reasons to Migrate to the Cloud with HIPAA Vault — HIPAA Hosting & Cloud Solutions — HIPAA Vault