5 livros que comprei no impulso e não me arrependi

Alex Mendes
Reticências
Published in
3 min readJul 17, 2021

Na última sexta-feira, em uma tarde sem expediente e com um sol incrível de inverno, saí de casa unicamente para uma consulta. Mas apaixonados por livros não resistem quando passam perto de uma livraria, não é mesmo?

Photo by Thought Catalog on Unsplash

A consulta foi rápida e eu fiquei com muito tempo livre. Não custava nada entrar e comprar um livro novo. Pois é, não aconteceu isso. Acabei voltando para casa com 5 novas obras que, se tudo der certo, serão lidos ainda este ano! Confira:

1. Vinte Mil Léguas Submarinas — Júlio Verne

Depois de ler Viagem ao Centro da Terra, passei a achar que minha infância não foi completa. Como não li Júlio Verne antes?! Para tirar esse atraso nas aventuras do escritor francês eu decidi comprar Vinte Mil Léguas Submarinas. Este exemplar foi adquirido em um sebo próximo de casa. Óbvio que se tornou um dos meus locais preferidos do bairro!

2. Orgulho e Preconceito — Jane Austen

Neste ano entrei em um clube de leitura paraense, o PA Book Club, idealizado e conduzido pela turma do Garota Pai D’égua. A cada edição eu saio da zona de conforto. Ler Orgulho e Preconceito será mais uma dessas experiências. Será que deixarei de lado o imaginário “haja paciência!” sobre Elizabeth e Darcy?

3. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola — Maya Angelou

Sei muito pouco sobre a autora, mas as últimas reviews que li sobre este livro aumentaram minha curiosidade. Será uma leitura às cegas: sem orientações ou referências externas, apenas o impacto e emoção de Maya Angelou.

4. História da Violência — Edouard Louis

História da Violência chamou minha atenção por três motivos, exatamente nesta ordem:

  1. Capa instigante
  2. Título um tanto sombrio
  3. Metade do preço

Questionei a vendedora sobre o que se tratava o livro. Naquele momento, se eu pudesse, teria pedido um abraço dela. Para não estragar a experiência, não li quase nada da contracapa. Mas recordo perfeitamente da frase “estuprado e quase assassinado em Paris”.

5. O casulo Dandara — Vitória Holanda

Ainda nas indicações da vendedora, O casulo de Dandara é um livro-marco da violência contra travestis no Brasil. O caso foi amplamente divulgado no país em 2017 e as imagens cruéis deixaram um lastro de dor na constante luta por visibilidade e respeito do público LGBTQIA+. Leitura mais que necessária.

Sim, às vezes o peso na consciência — e na fatura do cartão, claro — preocupam a gente, né? Mas desta vez, estes 5 livros foram comprados sem arrependimentos e com muita alegria ❤

E você? Conhece algum destes livros?

Já comprou no impulso e gostou dos títulos adquiridos?

Gostou? Clica na mãozinha e ajude a compartilhar com outros usuários! ❤

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.