Comentários rápidos sobre alguns livros

Li 6 livros e os publiquei no Instagram. O que achei deles?

Alex Mendes
Reticências
Published in
4 min readApr 11, 2020

--

Antes de achar que sabia resenhar um livro (até hoje estou descobrindo se sei ou não) eu corria para o Instagram pra gritar loucamente: Yes! Terminei! Era uma foto um pouco elaborada — achava que eram conceituais (risos) — e abaixo meus comentários.

Tenho uma imensa oportunidade de continuar me esforçando pra ler cada vez mais e escrever um pouco melhor a cada dia. Por que não trazê-los aqui?

1 — Eu perdi o rumo, Gayle Forman

Que história forte! A amizade sempre foi meu refúgio/êxito! E não há nada de errado em segurar na mão dos seus pra sair ao menos bem de algumas situações na vida. E Eu Perdi o Rumo mostra exatamente isso: a importância da família e amigos quando tá tudo uma cagada ^^ Simplesmente foda!

2 — O Mistério do Relógio na Parede, John Bellairs

Bellairs me deu o prazer de conhecer Lewis e suas aventuras em Nova Zebedee. Os cenários são incríveis e cheios de mistérios. Mas esperava por clímaxs mais intensos. Em suma, afeto e companheirismo foram as palavras que guardei de O Mistério do Relógio na Parede.

3 — As Viúvas, Lynda La Plante

Que livro foda! As Viúvas não é apenas uma história sobre um puta roubo! O melhor de tudo é o que Lynda fez: colocou mulheres comuns no centro de tudo pra mostrar que sozinhas — ou não — podem ser tão fortes e inteligentes quanto qualquer homem! Dolly, Shirley, Linda e Bella…que gangue!! Me apaixonei e sofri!

4 — Willow, Julia Hoban

Willow tem uma proposta boa. Retrata a autoflagelação numa adolescência conturbada. Me incomodei com as descrições do mutilar (agonia minha diante de agulhas e giletes). Poderia ter sido mais amarrado. Infelizmente o enredo vai ficando perdido e repetitivo. Mas deu pra entender o seguinte: os problemas que temos às vezes nos deixam reclusos atrás de grades criadas por nós mesmos. Nos fechamos. Isolados e tristes esquecemos que dividir/verbalizar o que sentimos torna tudo mais leve e claro.

5 — As Crônicas de Oliver, Bruno Di Oliveira

Retornei pra literatura infanto-juvenil. Esses livros sempre me deixam ansiosos pra saber do final. No meio da Amazônia, numa ilha mágica, Oliver descobre uma pirâmide que de alguma forma mantém a floresta segura. Não fosse por 70% do livro desenrolando o drama da mãe, do avô, pai e tudo o mais daquele lugar, teria sido perfeito! Tem uma continuação? Por hora As Crônicas de Oliver mostram o valor da harmonia entre homem e natureza. Deu pra rir bastante desse menino!

6 — Pedra no Céu, Isaac Asimov

Acho que esse foi meu primeiro livro de ficção que li! Aquele papo de que livro não se compra pela capa…se compra SIM!! Capa linda! Instigante! Daí eu passo e: que pedra é essa?!
O livro é de 1950 e, além de toda a parte ficcional, aborda temas tão atuais como o preconceito entre povos e os prejuízos provenientes do desequilíbrio homem/natureza. Pedra no céu é escrito de forma tão rica e clara. Esse livro foi literalmente uma viagem galáctica!

Ainda não fiz resenha destes títulos (estou em cobrando horrores pra isso).
Aproveitando: estes comentários estão todos no meu perfil no IG @asnmendes

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.