Despertar, Octavia Butler

Alex Mendes
Reticências
Published in
2 min readSep 7, 2021

Quando falamos de Butler a expectativa é surpreender-se com personagens e universos bem construídos na ficção científica. E isto ela faz com maestria em o Despertar.

Despertar é o primeiro livro da trilogia Xenogênese e até o momento o mais complexo do gênero que já li. Recriar o cenário de Butler enquanto conhecemos os Oankali é um desafio — às vezes bem desconfortável!

No livro, conhecemos uma Terra destruída em um futuro não tão distante do nosso. O ser humano está à beira da extinção quando sofre a intervenção de alienígenas: os Oankali, seres com tentáculos em todo o corpo e comportamentos peculiares.

São eles os captores dos últimos sobreviventes deste apocalipse. Lilith Iyapo, nossa personagem principal e uma das pessoas capturadas, desperta depois de passar 250 anos em suspensão inanimada. Sem saber onde está e o que fizeram com seu corpo, Lilith precisará lidar com os Oankali enquanto descobre uma maneira de fugir da nova realidade a ela imposta. Porém, Lilith não desconfia de seu importante papel para salvar a humanidade.

Diferentemente do cenário tecnológico e futurístico — típicos da escrita sci-fi — Octavia Butler insere o leitor em um mundo orgânico, vivo e em constante mutação. Aqui, ambientes esterilizados abrem espaço para um ecossistema simbiótico no qual as relações entre a espécie humana e os Oankali provocam mudanças genéticas necessárias para a existência de ambos.

Em determinado momento da narrativa, Lilith compreende que precisará aceitar sua condição de prisioneira e seguir as ordens de seus captores. A partir daqui ela passa a ser treinada pelos Oankali para liderar um grupo de humanos de volta à Terra. No entanto, em função da destruição causada pela humanidade, o planeta passou por um período de recuperação química conduzida pelos alienígenas e agora está em sua forma mais natural e selvagem: sem nenhuma civilização e tecnologia. Essa “gentileza” extraterrestre colocará Lilith em um intenso conflito entre ajudar a espécie humana ou pagar o preço exigido pelos Oankali.

Ao longo de todo o livro vemos os humanos submissos aos planos dos alienígenas. Tratamentos médicos, alimentação, descanso, aprendizado e até as relações sexuais entre as duas espécies fazem parte do objetivo dos Oankali.

Despertar foi lançado em 1987 e aborda temas importantes como a xenofobia, o choque e as diferenças culturais, os limites éticos e as manipulações e testes genéticos — desta vez em humanos.

Obrigado por ler 🙏 Se gostou, deixe seus aplausos 👏
Conheça o blog Reticências e siga no Instagram 📷

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.