Entre o fim e o início

Reflexão de um leitor medroso

Alex Mendes
Reticências
2 min readOct 19, 2021

--

Photo by Anthony Tori on Unsplash

Eu sou o tipo de leitor medroso. Sim!

Parei para refletir sobre como reajo antes e depois de iniciar um livro. Cheguei à conclusão de que não importa muito qual o autor, o título, a capa, se os comentários e resenhas daquela narrativa são positivos ou não. Eu sempre me pego com medo de finalizar uma história. Medo de começar uma nova e não gostar. Medo de ter escolhido um romance mediano e ter deixado passar a oportunidade de viver uma incrível aventura.

Estou lendo Orgulho e Preconceito há algumas semanas e, após entrar em um grupo para ler Grande Sertão: Veredas, me senti muito empolgado para virar a página. Embora eu quase nunca me arrisque a ler mais de um livro ao mesmo tempo, considerei abandonar Jane Austen e flertar um pouco com João Guimarães Rosa.

E foi aí que parei alguns minutos para me questionar.

Por que abandonar um clássico e iniciar outro tão famoso quanto o primeiro?

Procurei observar o meu eu leitor, aquele que lê e se emociona com facilidade, que deseja que todos a sua voltam leiam seu autor preferido, aquele que se empolga com personagens marcantes e conclui os livros sempre com a esperança de ter aprendido algo para aplicar na vida.

Estas reflexões surgiram no final do expediente e se estenderam até agora, no momento em que copio das notas do celular as frases soltas que pipocaram no caminho até o supermercado.

No final das contas, o medo de começar uma leitura nova me posiciona em uma linha desfocada entre a empolgação com o novo e o receio de se frustrar com ele. E nem é muito complicado entender a situação se você considerar que está lendo uma nota de um libriano.

De todo modo, sei que esse medo, receio, insegurança ou qualquer outra palavra que defina os sentimentos que residem no intervalo entre o fim e o início, sempre existirá. E o que mais me impulsiona a compartilhar isso com você é que não estou falando apenas de livros ;)

Continuo aqui, pensativo se Darcy e Lizzy vão me segurar ou se mergulho no mundo de Riobaldo Tatarana.

Obrigado por ler 🙏 Se gostou, deixe seus aplausos 👏
Conheça o blog Reticências e siga no Instagram 📷

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.