Os dois morrem no final

Esse título te fisgaria?

Alex Mendes
Reticências
3 min readFeb 24, 2022

--

Os dois morrem no final foi um livro que criou muitas expectativas em mim desde o primeiro contato. Recordo de ter ido à uma livraria do bairro apenas pra ver quais títulos estavam disponíveis e ter ficado incomodado com o que a capa livro queria dizer. Era um spoiler?

Depois de chegar em casa, dei uma pesquisada bem rápida e descobri que era um livro bem famosinho. Bom, tinha motivos suficientes pra esperar uma leitura descomplicada e curiosa.

Contudo, estou um pouco desapontado. Ler a 1ª parte do livro foi como acordar em um dia de chuva e tentar ir à escola depois de jogar vídeo game até tarde: lento e arrastado. Encontrei muitos “e se”. Na vida real já é desconfortável ouvir lamentos e arrependimentos de forma exagerada, imagine em 90 páginas!

Já li um pouco mais da metade do livro e minha expectativa ainda resiste.
Eu seria injusto se não reconhecesse as sutis mensagens de “aproveite o tempo, os amigos, a família” ou “viva o hoje da melhor maneira possível”. Gostei muito dos nomes dos personagens e da origem de suas famílias.
Quero chegar ao final de Os dois morrem no final e me surpreender com um belo desfecho.

Sinopse: No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia.

Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.

Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas.

Título: Os dois morrem no final
Autor:
Adam Silvera*
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2021

*Adam Silvera é escritor e trabalhou por anos no mercado editorial. Best-seller do New York Times, é autor de E se fosse a gente? e Here’s to Us, que escreveu em parceria com Becky Albertalli, e também de História é tudo que me deixou, Lembra aquela vez, Infinity Reaper e Infinity Son, todos sucesso de público e crítica. Nasceu e foi criado no Bronx, em Nova York, e atualmente mora em Los Angeles, onde escreve em tempo integral.

Obrigado por ler ❤

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.