Será que a traição tem um lado bom? Taylor Jenkins Reid responde

Alex Mendes
Reticências
Published in
4 min readJul 23, 2021

Em um relacionamento — namoro ou casamento — , a traição é quase sempre vivenciada de maneira negativa e traumatizante. Se você parar para pensar, deve conhecer alguém que teve a confiança quebrada e sofreu para superar o término, não é mesmo?

Mas, em Evidence of the Affair, escrito por Taylor Jenkins Reid, a infidelidade pode ser o ponto de partida para encontrar conforto e, com sorte, praticar o autoconhecimento e o amor próprio.

Evidence of the Affair é um conto epistolar publicado em 2018. Os leitores brasileiros o encontrarão no formato de e-book e apenas em inglês no Kindle Unlimited.

Com tanta gente falando de Daisy Jones and The Six e Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, fica difícil não ler nada de Taylor Jenkins Reid, concorda?

Pois eu preferi deixar estes títulos famosos de lado e começar por uma obra mais tímida e que não fosse tão complicada de ler. Aliás, este foi o primeiro livro em inglês que concluí (a surpresa ao notar que me lembro de muito mais coisas do que imaginava).

A narrativa acontece em 1970, no sul da Califórnia, e é contada através de uma inusitada troca de cartas entre Carrie Allsop e David Mayer. Ambos são os personagens centrais do conto. Um dia, Carrie encontra na pasta de seu marido, Ken, cartas de uma mulher chamada Janet. Depois de procurar mais informações, Carrie descobre que Janet é esposa de David Mayer. Ela decide enviar para ele a sua primeira carta, junto às provas de que estão sendo traídos por seus cônjuges.

O que poderia ser uma situação ainda mais frustrante, torna-se a única semelhança que estreita o contato entre Carrie e David. A relação dos dois se constrói na necessidade que sentem em compartilhar o que estão vivendo. À medida que as cartas são trocadas, detalhes tristes do casamento, da criação dos filhos e de suas rotinas são divididos com facilidade. Até suas próprias fraquezas, medos e inseguranças, em determinados momentos, são motivos para as conversas.

Entre uma carta e outra é de se esperar que Carrie e David desfoquem do motivo que os colocou em contato: a traição. Em paralelo, a confiança e a cumplicidade nascem entre ambos e o conforto em ter alguém como apoio é essencial para que, tanto Carrie quanto David, olhem para si e valorizem suas qualidades e desejos, em detrimento do parceiro infiel.

Evidence of the Affair é um exemplo perfeito de história que instiga e satisfaz o leitor desde o início. O formato epistolar possibilita a interação do leitor de duas maneiras distintas:

  1. O fato de serem cartas dá espaço para que o leitor insira cenas que não foram contadas na história. Você não tem descrições dos cenários, a autora não fala muito da fisionomia dos personagens, não sabemos exatamente como Ken e Janet se conheceram, etc. Propositalmente ou não, essa escolha envolve ainda mais o leitor, pois ele se sente parte daquele momento, seja pela curiosidade ou pela necessidade em conectar o que a autora escreve ao que é imaginado.
  2. Cada carta é curta e objetiva. Algumas, inclusive, são um único parágrafo. Esta celeridade instiga a leitura contínua e amplia constantemente as dúvidas dos leitores. Além de interagir ativamente com as lacunas que Reid cria, o desejo em saber a resposta à última carta são os principais ganchos que tornam a experiência satisfatória!

Até aqui, eu lutei para não entregar spoilers da história.

Tudo o que foi dito acima é basicamente a estrutura desse conto. Se o básico já é interessante, imagine quando você deparar com o plot twist. E nem tente, porque não é previsível!

Evidence of the Affair é sim uma história sobre traição e infidelidade. Mas aborda, também, o autoconhecimento e o amor próprio sem derrapar nos clichês. Se pensarmos um pouco mais adiante, chegamos a nos questionar “O que é considerado traição?” ou “Como eu reagiria se eu fosse traído?”

Realmente Taylor Jenkins Reid não está para brincadeira!

Evidence of the Affair é um conto rápido, leve e instigante que entrega uma experiência ímpar.

Que tal lê-lo entre um romance e outro? Com certeza você vai gostar!

Obrigado por ler 🙏 Se gostou, deixe seus aplausos 👏
Conheça o blog Reticências e siga no Instagram 📷

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.