Um compromisso rumo à consistência

Mantê-la é um negócio complicado de se fazer!

Alex Mendes
Reticências
2 min readMar 1, 2022

--

Mais uma vez retorno ao Medium no intuito de fortalecer o hábito da escrita. Não quero me tornar um escritor. Meu objetivo é praticar o pensamento lógico e a coesão de argumentos em textos que falam do que mais gosto nessa vida: livros.

Porém, em algum momento entre essa frase e os próximos dias, vou acabar me perdendo. De alguma maneira eu esqueço de voltar aqui e simplesmente escrever.

Giphy

Ao longo de todo o dia, tentei listar os principais motivos que dificultam a prática da escrita. Rotina, insegurança, medo de ser julgado ou simplesmente preguiça. Na maioria das vezes, deixo de escrever por achar que nada de interessante será produzido. Sou levado pela falta de ânimo e termino com a justificativa: Você está cansado hoje. Deixa pra amanhã!

Entendo que está tudo bem em sentir isso, afinal de contas, estou saindo da minha zona de conforto. Mas não é nada agradável deitar a cabeça no travesseiro e achar que posso dizer algo ao mundo e ainda assim não arregaçar as mangas — nem que seja pela milésima vez!

Mackenzie Michael

Meu plano tático é o seguinte:

  • Quero treinar minha escrita.
  • Tenho a leitura como grande fonte de prazer e conteúdo.
  • Por que não uni-los em algo que pode complementar meu perfil profissional e ao mesmo tempo me deixar dormir em paz?!

Há aproximadamente um ano criei um Instagram para compartilhar minhas experiências com livros. De início foi muito produtivo. Mas com o tempo perdi aquele tesão. Em função disso, estruturei o Reticências dentro do Medium. Considerei que seria um gás para voltar aos posts no perfil. Resenhas, indicações, avanços de leitura, até alguns posts mais pessoais e reflexivos surgiram por aqui. Mas não deu em muita coisa.

Eu não sei exatamente o que eu estava esperando. A única coisa que me incomodava era o fato de eu não ter alcançado consistência.

Portanto, esse é um dos primeiros textos do meu comprometimento pessoal com a escrita. Da mesma maneira que a leitura se tornou um hábito — tímida e gradativamente — quero encontrar aqui estabilidade e consistência.

E a dica básica é treinar um pouco a cada dia.

Tem uma dica pra me passar? Aceito todas ;)

Obrigado por ler ❤

--

--

Alex Mendes
Reticências

Publicitário, nortista e designer que trabalha com UX e adora livros.