Editorial

#01 ANO I Jun-Ago 2017

Rafael Caputo
Aug 29, 2017 · 2 min read
Imagem: editorial_button.jpg em Shutterstock

Nossa primeira edição surge assim: despretensiosa. Para atrair a atenção de colaboradores — todos voluntários, diga-se de passagem — criamos um concurso literário aberto a escritores de todo o país e também de países lusófonos. Foi um sucesso! As categorias foram: Poesias, Contos, Crônicas, Fotografias e Ilustrações. Recebemos excelentes trabalhos de vários estados brasileiros e também de outros países. Grande parte do material desta edição — e provavelmente de edições futuras — é fruto de tal iniciativa. O resultado você pode conferir na página 25 da nossa Revista.

O leitor também se depara com um artigo sobre a contribuição histórica de Gutenberg para a humanidade: a invenção da prensa móvel. Curiosamente foi esse artigo — como trabalho de faculdade — que originou a criação da Revista “Aspas Duplas. O que comprova a importância de nós educadores em estimular o imaginário e o intelecto de alunos e pupilos.

Temos ainda uma bela reflexão inspirada na música “Metade” de Oswaldo Montenegro sobre o papel da arte em nosso cotidiano como busca às questões aparentemente sem respostas; e uma “viagem” à Santa Rita de Euclidelândia, uma homenagem aos 150 anos daquele que ainda hoje é considerado um dos maiores intérpretes do Brasil: Euclides da Cunha.

O primeiro entrevistado da Revista é um jovem brilhante e promissor: Daniel Pizani Marçal, autor do livro “Olhos Sujos”, que nos prestigia com sua sensibilidade e amor incondicional à arte e suas diversas facetas. De fato, um presente.

Como ensaio fotográfico — e capa da primeira edição — , compartilhamos o olhar da fotógrafa Ana Carolina Paiva ao captar as nuances da linguagem corporal como forma de expressão. Agradecimentos especiais à modelo Ana Vitória Max, que gentilmente cedeu o uso de suas imagens a essa revista.

Por fim — além de outras belas obras — temos a poesia “Uma tempestade solar” da mato-grossense Silmara Nogueira, que por incrível que pareça é estreante em concursos literários; o maravilhoso conto poético “Um salto na chuva” do escritor e roteirista Daguito Rodrigues; e a crônica-desabafo “A Jerusalém brasileira” de Edson Amaro de Souza. Todos, primeiros lugares nas respectivas categorias do I Concurso Literário Aspas Duplas.

Boa leitura!

Se você gostou, clique no “coração” para que mais pessoas possam ler.

Aspas Duplas

Educação e Arte

)

Rafael Caputo

Written by

Professor, poeta e escritor. Fundador e editor-chefe da Revista Aspas Duplas.

Aspas Duplas

Educação e Arte

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade