O PASSADO MOSTRA O PRESENTE E PREPARA O FUTURO.

Por: Carlos Henrique Ferreira Da Silva

Ao lembrar-se do computador nunca iriamos imaginar que aquele simples objeto conhecido como Ábaco, criado para auxiliar nos cálculos de grandes quantidades, poderia hoje ser considerado sua origem como falamos que o homem tem uma origem do chimpanzé. A primeira calculadora criada pelo Francês Blaise Pascal tinha capacidade de realizar cálculos de algoritmos, logo após Vannevar Bush, no centro de ciência e Tecnologia situado nos Estados Unidos, contribuiu para o avanço ao criar uma maquina capaz de realizar cálculos de forma automatizada. Dentre isso qual avanço conseguiu ate hoje além de como mudamos o habito nosso dentre a sociedade e o que nos aguarda mais a frente?

Sabemos que o computador foi originado para facilitar, acelerar e trazer mais exatidão a tarefas antes feita por matemáticos e desta maneira seque a questão de seu avanço aos tempos atuais. Processos simples como o pagamento de uma passagem de ônibus já estão sendo substituídos pelos sistemas embarcados, aparelhos eletrônicos mais simples para resolução de uma única ou poucas tarefas distintas e com menor chance de erro, fazendo pessoas mudar de área. Não só a questão de economia, mas também para preservação de nossa integridade física, como maquinários e robôs construídos para adentrar em áreas improprias para o ser humano seja por salubridade ou fisicamente inalcançável.

Hoje estamos totalmente dependentes deles, para questões de segurança e precisão utilizados nos aviões e sistemas nas usinas termoelétricas, um controle de trafego ou ate para comunicações entre pequenas redes internas com redes externas formando assim a internet. Esta última comentada é a de maior importância hoje, utilizadas em todas as áreas seja empresarial, educacional ou entretenimento, pois ela realiza a troca de informação quebrando as barreiras do tempo e espaço. Uma pessoa no Japão pode enviar um e-mail qual seria recebido em segundos no Brasil como também podemos ver uma transmissão de um grande evento da Google em Nova Iorque apresentando as novas tecnologias a nossa mão.

Sim, estamos com algo antes construído ocupando enormes salas hoje atualmente cabendo apenas na nossa mão. Os smartphones são uma mostra do avanço tecnológico em pro do hardware que facilmente esta se transformando em um óculos como o google glass e outros concorrentes. Isso já esta inserido em nosso cotidiano, como os celulares que são um item pessoal e necessário, como também as smart tv que trazem já incluída o sistema de Streaming integrando o acesso ao simples click no controle. Algo que futuramente estará aposentado graças aos sistemas de casa inteligente como Alexa, um dispositivo presente no e-commerce com função de assistente virtual, capaz de atender tarefas habituais e diárias como configurar um alarme, informar o tempo e trânsito, interagir com geladeiras, microondas, fechaduras, termostatos, lâmpadas e sensores, tudo ditos por comandos de voz do usuário. Não temos apenas ela como Inteligência artificial, temos outros concorrentes como Siri e alguns Bots de chats criados para nos atender como conhecemos a Lu da Magazine Luiza.

Não só a Inteligência Artificial esta cada vez mais em avanço, junto com ela caminha a robótica, equipamentos que deixam de ter necessidade de nossos comandos como robôs cirurgiões ou astronautas como Spirit. Os carros autônomos já estão em fase de teste, um equipamento qual não necessita de nenhuma ação humana para trafegar no transito, futuramente junto com todas as tecnologias integradas vamos ter um motorista virtual conduzindo o automóvel.

Tantas vezes vistos em filmes, series, revistas e livros a utilização de maquinas humanoides com algo programado capaz de seguir nossas ordens e ate responder indagações semelhante a pessoas como evoluir nossa compreensão do mundo através da computação quântica. Maquina ágeis capazes de assumir Qubit, bit quânticos que carregam mais informações, lidos mais rápidos e eficientes mesmo tendo mais complexidade, algo para trabalhar com as partículas do átomos. Temos muito que compreender e avançar tecnologicamente e é certo que nossa cultura muda constantemente com nossas novas descobertas.

Leituras Adicionais:
[1] https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/historia-da-informatica/53792
[2] Perspectivas e Grandes Desafios da Computação no Brasil 2006–2016 <https://www.palazzo.pro.br/Wordpress/?page_id=3030>
[3] Como será o futura da computação <https://www.dragoncomputadores.com.br/como-sera-o-futuro-da-computacao/>

--

--

César França
Aspectos Humanos e Sociais na Computação

PhD em Ciência da Computação / Universidade Federal Rural de Pernambuco