Design Ops, a prática que não existia há 5 anos atrás

Franciely Charleaux
AsQuadradas
Published in
2 min readSep 20, 2020

Com as novas necessidades do mercado o time de design adquiriu novas funções além de desenhar telas, se tornou responsável também em fazer pesquisas estratégicas, projetar serviços e até remodelar negócios.
Assim surgiram diversos cargos e a necessidade de criar uma operação de design, nascendo assim o Design Ops.

Mas afinal como fazemos todos estarem nos lugares certos, com um plano de carreira bem estruturado? E como garantimos que toda a equipe esteja realizando a melhor entrega possível?
Não existe uma fórmula PERFEITA, é como se cada empresa fosse um estilo de música e você precisa criar a su a própria banda.

O DesignOps é ,extremamente importante, pois ele cria eficiência a longo prazo e consistência a curto prazo. Mas é preciso se adequar a necessidade e as pessoas, sempre com a visão estratégica sobre o negócio.

Segundo Dave Malouf, co-fundador do IxDA, as 4 bases do profissional ou time de Design Ops: ferramentas, processos, pessoas e governança:

- FERRAMENTAS e PROCESSOS, esse item tem o objetivo de proporcionar as ferramentas necessárias para a execução do trabalho da equipe de design.

- PESSOAS, tem objetivo de contratar as pessoas certas( processo fluido e onboarding completo), capacitá-las e mantê-las motivadas com foco em uma mesma visão (propor ritos, treinamentos e eventos)

- GOVERNANÇA, consiste em manter a entrega consistente e promoter continua melhoria.

Vale ressaltar, o que Design OPS NÃO é uma pessoa/equipe responsável pelo design system.

Siga @asquadradas no Instagram ;)

Gostou? Nós deem feedback!

Até.
As Quadradas

--

--