Eita, deu RUIM! Aprenda as Leis de UX e como elas interferem em seu trabalho

Franciely Charleaux
AsQuadradas
Published in
2 min readSep 20, 2020

Se você construiu a interface mais linda do mundo e foi testar com o usuário e ele se sentiu totalmente perdido e não teve uma boa experiência!

CALMA! O ser humano possui alguns comportamentos padrões, e ir contra eles podem acarretar alguns desconfortos e dificuldade na usabilidade.

Mesmo cada persona sendo única, existem determinados comportamentos em comuns, e eles originaram ao que chamamos de Leis de UX.

As Leis de UX são princípios básicos que devem ser consideradas em qualquer desenvolvimento de interface.

Elas possuem a sua base principalmente no mundo da psicologia.

Vamos a elas?

1. Efeito da Usabilidade Estética — consiste em o usuário correlacionar a usabilidade com a estética da interface.Ou seja, se a estética é agradável o usuário percebe a interface como melhor, mais fácil de utilizar, etc. Já o contrário também é verdadeiro, a estética sendo desagradável a percepção do usuário quanto a interface é negativa.

2. Limiar de Doherty — essa diz que quanto mais rápido a resposta dos nossos computadores, mais rápido tomamos a próxima ação.

3. Lei de Hick — Hymm — a lei destaca que é seu papel deixar a vida do usuário mais rápida, então quanto mais escolhas e opções à disposição do usuário, mais ele DEMORARÁ a tomar alguma decisão.

Então, tome cuidado para que a sua interface não ter momentos de interação complexos demais ou com muitas opções para o usuário. Caso precise, quebre o processo em diversas outras partes menores e menos complexas.

4. Lei de Jakob — como o próprio Jakob Nielsen disse: “o usuário passa mais tempo em outros websites do que no seu”

O usuário possui uma expectativa e está acostumado a interagir com interfaces semelhantes à sua. Portanto, o seu produto deve atingir essa expectativa, caso contrário o usuário terá uma experiência ruim.

5. Lei de Miller — esta lei diz que a nossa memória imediata é limitada e sua capacidade total é de 7 pedaços de informações. Tente evitar oferecer muitas escolhas para o usuário; fazer com que o ele pense demais e falte clareza nas informações.

Siga @asquadradas ;)

Gostou? Nós deem feedback!
Até.
As Quadradas

--

--