enEntrevistar usuário é como um encontro romântico. Dúvida?

Franciely Charleaux
AsQuadradas
Published in
2 min readSep 20, 2020

Duas pessoas apreensivas e envergonhadas, em um local qualquer se conhecendo melhor?

Mesmo sendo com objetivos diferentes, a entrevista e o encontro são tarefas EXTREMAMENTE complexas.

Isso porque, não são atividades lógicas e sim emocionais, e não existe uma fórmula para essa equação.

Mas o que podemos aprender com essa associação ENTREVISTA x ENCONTRO?

Muitas coisas, brincando com essa analogia, escrevi algumas dicas que podem te ajudar a facilitar uma entrevista com o usuário:

1. Criar um elo com a OUTRA pessoa
Chegue na entrevista com os ouvidos abertos, ouça antes de falar. Deixe o usuário falar sobre a vida, e enquanto escuta a história busque algo que possuem em comum: são da mesma cidade, gostam do mesmo estilo de música, adoram carnaval…
Quando ele terminar de falar, pontue esse elo entre vocês, ele vai se abrir mais e se sentir mais seguro pra contar suas verdadeiras dores e desejos.

2. Conquiste-o pelo olhar e pelo cérebro.
Contato visual é REALMENTE muito importante, mostra que você está atento a tudo que está sendo dito. E sempre que você encontrar algum assunto que sinta que pode pontuar algo pois possui amplo conhecimento, acrescente. Isso mostrará o seu interesse e competência em realizar aquela atividade.

3. Aparência não é tudo, mas também não é nada
Óbvio que não precisa de um terno e gravata. Mas cuidado com a sua vestimenta, tente ser o mais neutro possível, o foco não deve ser sua aparência mas sim a entrevista que irão realizar.

4. ‘Sinta-se a vontade’
Crie um ambiente que a pessoa não tenha 100% de liberdade de ser expressar. Então tente fazer uma etapa da entrevista sem gravação, tire o chefe da sala e ouça apenas os funcionários… questione mais de uma vez e investigue.

Siga @asquadradas ;)

Gostou? Nós deem feedback!
Até.
As Quadradas

--

--