Dicas sobre como mentorar

Samanta Cicilia
assert(QA)
Published in
6 min readMay 29, 2021

Já faz algum tempo que eu venho sendo mentora então resolvi compartilhar como me organizo, como são conduzidas as sessões e algumas dicas para quem quer se tornar mentor ou mentora :)

O que é mentoria

Mentoria é um processo onde existe um profissional mais experiente acompanhando um profissional que está procurando se desenvolver em determinada área. Eu encaro como um processo muito pessoal porque, enquanto mentora eu tenho a oportunidade de ajudar a impulsionar as pessoas que eu mentoro e isso significa ajudar um pouquinho na mudança de vida das mesmas.

Existem alguns tipos de mentoria, como por exemplo mentoria em grupo que é orientada à algum tema ou propósito. Eu faço mentoria individual e, antes mesmo de definir planos de ação, eu procuro conhecer a pessoa, entender o que a motiva, como está a vida dela e só então partir pra prática.

Muitas vezes as pessoas chegam na mentoria querendo aprender determinada técnica, mudar de emprego ou qualquer outra coisa, mas quando eu converso e conheço melhor sobre ela, a gente acaba percebendo que as necessidades são outras, então eu acho muito importante esse momento inicial de conhecimento.

Como funciona?

Na primeira conversa eu procuro conhecer mais sobre a pessoa, como é a vida dela (questões pessoais mesmo), fazer algumas dinâmicas como Moving Motivators, e assim ter mais informações sobre ela e fazê-la refletir sobre si mesma, o que ela realmente gosta e o que a motiva.

Hoje eu tenho basicamente dois tipos de mentoria:

  • Técnica: são pessoas da minha área de especialidade (QA) que querem se desenvolver tecnicamente, e possuem diferentes níveis (desde iniciantes querendo ingressar até profissionais experientes querendo dar o próximo passo). E mesmo aqui na mentoria técnica existe também um acompanhamento da pessoa enquanto indivíduo, tem dias que a pessoa precisa de um conselho, uma opinião e não de revisão de código.
  • Liderança: profissionais especialistas que estão traçando um caminho para liderança de equipes e querem se desenvolver nesse tópico.

Sobre a mecânica dos encontros:

Eu tenho encontros quinzenais (individuais) de meia hora com as mentoradas, em dias úteis. Eu costumava deixar meu sábado para isso mas acabava ficando com a agenda lotada o sábado inteiro, então hoje eu faço as mentorias durante a semana no final do dia (entre 19:00 e 21:00).

Outro aprendizado que eu já tive também foi que ao invés de eu mandar os convites de mentoria, eu passei a disponibilizar um calendly com meus horários disponíveis e assim as meninas conseguem marcar o horário e dia que for melhor para elas.

Para as mentorias técnicas nós costumamos ter tarefas entre uma conversa e outra que pode ser desde fazer um curso, ler algum material, assistir alguma apresentação ou o desenvolvimento de um projeto via github, onde elas vão fazendo as implementações através de Pull Requests e eu vou revisando, sugerindo melhorias e assim seguindo um processo de desenvolvimento real. Além disso os projetos já ficam como portfólio para elas no perfil do github.

Nas mentorias de liderança, o desenvolvimento é mais a base de conversa mesmo, normalmente a mentorada traz situações do dia a dia, para que eu possa ajudar, combinamos metas também, se por exemplo é uma pessoa que ainda não é líder a gente traça situações onde ela pode exercitar o papel de liderança no dia a dia, mesmo sem efetivamente ter o cargo.

Como eu comentei no início, a definição de como a mentoria vai ser conduzida é muito individual. Pode-se chegar a conclusão por exemplo que a melhor alternativa é mudar de emprego, então eu peço pra pessoa listar as empresas que ela gostaria de trabalhar, pegamos as vagas para analisar os requisitos e traçamos o plano de estudo baseado nisso. Ou podemos chegar a conclusão que o melhor para a pessoa é mudar de área, de profissão, e aí também traçamos planos de como isso pode ser alcançado.

Já aconteceu também da ajuda que a pessoa precisava estar além do meu conhecimento, então nesses casos eu procuro alguma pessoa na minha rede que possa ajudá-la e redireciono a mentoria.

Como ser um mentor/mentora?

Primeiro, você precisa investir bastante em autoconhecimento, isso vai te ajudar a saber se você realmente quer fazer isso, é um tempo de dedicação não só no horário marcado, mas preparação anterior e disponibilidade para ajudar quando seus mentorados e mentoradas precisam.

Eu costumo falar que o primeiro passo para estar numa posição de liderança ou mentoria é fazer terapia, você precisa se conhecer melhor para conseguir ter empatia pelo outro, genuinamente ouvir seus mentorados e mentoradas e estar disposto a ajudar no que eles precisam (que na maior parte das vezes não são coisas puramente técnicas). Muitas vezes você vai ter que pensar em 10 formas diferentes de explicar a mesma coisa até o outro compreender, você precisa se adaptar às necessidades.

Depois disso temos mais alguns pontos importantes:

Sobre perfil de público:

É importante definir o perfil do público que você pretende mentorar, eu por exemplo mentoro apenas mulheres porque é uma diretriz minha ajudar outras mulheres a entrarem e se desenvolverem dentro da área de tecnologia. Algumas mentorias são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social por exemplo.

Além disso vale definir também o escopo da sua mentoria, que provavelmente vai ser relacionado à sua área de atuação.

Sobre planejamento:

É extremamente importante se planejar! Eu mantenho uma página no Notion para cada mentorada e vou anotando os encontros, assim eu sei o que já fizemos, quais os próximos passos e isso também me ajuda a ter visão de alguns conteúdos que eu já posso deixar prontos previamente. Por exemplo na mentoria técnica, eu costumo focar o primeiro mês em Estratégia de Testes, assim a pessoa tem uma base melhor antes de partir para parte mais prática.

Sobre duração:

Alguns programas de mentoria tem um período de duração (4 sessões, 12 sessões, etc). Eu não costumo definir um período de duração, eu vou entendendo isso no decorrer dos encontros, como comentei, para mim é importante acompanhar o desenvolvimento das pessoas, não importa se isso vai levar um ano. Quando a gente percebe que os encontros quinzenais não tem mais necessidade, deixamos o plano traçado e nos falamos dali 3 meses para ver como está andando a execução do plano.

É até por esse motivo que eu não abro um programa de mentoria aberto, hoje eu tenho 10 mentoradas e pretendo acompanhá-las até atingirmos os objetivos (que inclusive podem mudar no decorrer da mentoria).

Como escolher um mentor/mentora?

Acredito que uma das coisas mais importantes na hora de escolher seu mentor ou mentora, é ser uma pessoa que você admira. E desde a primeira conversa você tem que se sentir confortável com essa pessoa, ela vai estar impactando a sua vida como um todo, então realmente precisa ser alguém especial pra você.

Se você gostaria de ser mentorado/mentorada por alguém referência na sua área, mande uma mensagem, procure entender se essa pessoa está aberta a mentorar. Mas também entenda se essa pessoa não puder (é o meu caso por exemplo, não consigo adicionar mais ninguém por agora). E se ela não puder, peça algumas dicas por texto mesmo, pra você não ficar parado enquanto isso.

Conclusão

A oportunidade de mentorar alguém é uma coisa única, você passa a usar suas habilidades para apoiar alguém a crescer, se desenvolver e até mudar de vida. E pra mim, cada pequeno progresso já é uma vitória a ser comemorada, seja a pessoa conseguir finalizar uma tarefa técnica, seja ela mudar de emprego, seja ela ganhar um aumento.

Acredito que o momento que vivemos desde o ano passado só reforça a importância da colaboração, e acredito que mentorar é colaborar. Quando você impacta a vida de uma pessoa você impacta a sociedade como um todo.

Mas lembre de fazer isso com responsabilidade, se dedicar verdadeiramente e genuinamente ao sucesso do outro.

Ah e aqui eu procurei falar do processo voluntário de mentoria. Existem alguns processos pagos, mas não é o meu escopo aqui.

Espero que tenha ajudado quem pretende começar a mentorar e comentem aqui o que vocês acharam ou se fazem de outra forma. Até a próxima!!

Escrito ao som de:

--

--