Astella Field Trip — Day 2 (19.02.2019)

Marcelo Sato
Astella
Published in
2 min readFeb 20, 2019

Após um dia de intensa interação com a OMIE onde exploramos um pouco do nosso cotidiano na busca pela criação de valor do nosso portfolio, reservamos o segundo dia para adentrar no mundo dos investidores (LP — Limited Partner).

Luiz Manzano e Alexandre Mello apresentaram o Big Bets que tem como propósito ajudar as startups a partir do famoso “Day 1” até o PMF (Product Market Fit). Manzano e Alexandre lançaram o Big Bets em 2018 e a Astella sempre esteve próximo da iniciativa pela complementariedade das teses de investimento e por entendermos que há um gap no desenvolvimento das empresas nesse estágio de maturidade. Mais que uma aceleradora ou incubadora, a proposta é aportar além do capital uma bagagem de knowledge e networking oriunda de uma rede de mentores.

Seguindo na programação, recebemos Kelli Fontaine do Cendana Capital. Baseado em San Francisco, o Cendana vem liderando uma nova geração de fundos de fundos de Venture Capital, com especial ênfase ao early-stage financing. O portfolio da Cendana inclui: Forerunner, Notation, Entre Capital, Founders Collective, Wave Capital, NextView Ventures, entre outros.

Após o almoço fomos até o Silicon Valley Bank (SVB) onde tivemos um panorama de como foi o mercado de investimentos em startups em 2018 apresentado por Julia Figueiredo e entendemos as teses do banco nos seus produtos de investimentos apresentado por Tracy Fong.

Assim fechamos o dia abordando as teses de investimento em cada um dos estágios — Early Stage, Growth e Late Stage.

Abaixo links para aprofundar os conceitos do nosso Day 2 :

Modelos mentais:

Estágios de um investidor em Venture Capital:

Um panorama do mercado de Venture Capital em 2018/17:

Tech Exits no Brasil (2017):

--

--