Astella Field Trip – Day 4 (21.02.2019)

Marcelo Sato
Astella
Published in
4 min readFeb 22, 2019

Hoje nos deslocamos de San Francisco em direção a Redwood e Palo Alto, primeiro para encontrar Brian Feinstein, partner da Bessemer há 7 anos. A Bessemer uma das partnerships mais antigas do mundo, nasceu em 1911 e iniciou a jornada em Venture Capital em 1974. Hoje possui a impressionante marca de ter participado em 120 IPO nos últimos 50 anos.

Brian nos apresentou a tese setorial de investimentos e como ela mudou ao longo dessas 5 décadas. A constante busca pelas tendências inovadoras fez com que a Bessemer investisse desde empresas que melhorassem o processo de produção de aço até empresas aeroespaciais. Ficou claro que em muitas empresas, o processo decisório é orientado a métricas sólidas do passado que garantirão a base para o crescimento, mas em outras como biotech e aerospacial o pioneirismo no investimento traz um grande desafio pela ausência de métricas e comparáveis.

Aqui na Astella provocamos incessantemente as startups a buscarem o crescimento exponencial sempre balizadas pela eficiência e foco nos canais de distribuição e produto. Nosso Portifolio é jovem então não temos casos de empresas que já percorreram o desafiador 2T3D (Triple – Triple – Double – Double – Double), isto é, levaram a empresa de 1 milhão a 100 milhões de receita em 5,5 anos, no entanto temos várias nessa jornada. Vale muito a leitura dos reports da Bessemer sobre sua visão e métricas saudáveis de crescimento e também da incrível lista de portfolio negativo que eles de forma 100% transparente publicam.

Na parte da tarde conhecemos a GSV Capital onde fomos recebidos por Michael Moe, Nikhil Sinha e Alec Wright. A GSV é um fundo de Venture Capital aberto na NASDAQ, o que proporciona a exposição a investimentos em empresas de capital fechado (private equity) via o mercado aberto (public equity). Michael expôs a visão da GSV e tocou em um ponto muito importante: Como a tecnologia mudou e mudará o desenho da sociedade nos próximos anos. O aumento da capacidade humana de produtividade é a grande tese da GSV para o futuro. Além disso eles possuem uma vertical de negócios batizada de GSV Labs, uma aceleradora com sede no coração do vale do silício e com parcerias em 40 polos de inovação pelo mundo. Comandado por Nikhil, o GSV Labs proporciona para as startups que participam do programa, uma rede de mentores, diversos playbooks de processos, conhecimento e acesso a uma comunidade de founders ao redor do mundo para troca de experiências.

E nada mais prático do que acompanhar o Pitch de duas empresas investidas pela GSV. Primeiro ouvimos Brad Bao founder da Lime que acabou de receber a rodada de investimento serie D (US$ 310 milhões) e expande seu negócio na velocidade de três novas cidades por mês — A Lime hoje é considerada a startup mais rápido crescimento mundial e atua em um novo mercado que é o modal de transporte pessoal de última milha. Segundo Bao, o deslocamento de até 2 milhas (3.2 km) é feito 37% das vezes a pé, 35% de carro (compartilhado ou próprio) e 27% de transporte público, o que torna a experiência custosa, demorada e ineficiente. E é justamente nesse gap que nasceram as empresas de scooter que estão se espalhando mundialmente em uma velocidade assustadora.

E por fim recebemos Jeff Maggioncalda - CEO da Coursera. A Coursera explora o mercado de treinamento a distância aproximando os três principais stakeholders – alunos, professores e instituições de ensino. Jeff tem a visão de promover um ecossistema onde o aluno possa no futuro participar de uma graduação acessando os ativos de diversas instituições de ensino e não somente uma. A tecnologia da Coursera irá extrapolar o limite da digitalização e transformação de conteúdo que as Edtech’s atuam para o compartilhamento global de conhecimento.

Fechamos o dia em um dos bares mais icônicos de Palo Alto, o The Old Pro. O bar foi aberto por Bill Campbell, ex-executivo, ex-membro do conselho da Apple e um dos mais próximos conselheiros de Steve Jobs.

Abaixo links para aprofundar os conceitos do nosso Day 4 :

Métricas SaaS:

Mobilidade Urbana:

--

--